Escritor Rodrigo dMart lança o livro infantojuvenil “Zeca Bum – Chaminé não é Vulcão”, em Pelotas

postado em: Sem categoria | 0

Evento acontece no sábado, 26/10, a partir das 17h, no Espaço de Arte Daniel Bellora (Rua Três de Maio, 1005).

A apresentação da obra conta com bate-papo, mediado pelo tradutor e jornalista Érico Assis, com entrada franca. Ações educativas estão marcadas para dias 28 e 29/10, na EMEF Ministro Fernando Osório, para a comunidade escolar.

O livro ZECA BUM – CHAMINÉ NÃO É VULCÃO é o terceiro livro do escritor, músico e jornalista RODRIGO DMART e apresenta um conto sobre a realização de sonhos. A história trata de uma busca da concretização das crenças, apesar de que todos digam que sejam impossíveis.

Com o apoio de ilustração, fotografia, design, manipulação digital e reutilização de materiais reciclados, ZECA BUM – CHAMINÉ NÃO É VULCÃO conta uma fábula sobre a importância de se cultivar as aspirações e os desejos – superando obstáculos e aprimorando conhecimentos – até encontrar a oportunidade certa para alcançar os objetivos. Acreditar em si mesmo e dar asas à imaginação.

Um dos conceitos principais da narrativa do livro é a reciclagem, utilizada de forma artística por RODRIGO DMART. A arte gráfica do livro propõe uma experiência de cunho social e educativo, utilizando reciclagem de materiais junto com desenhos, fotografias, textos e manipulações digitais.

A narrativa faz uso de materiais e aparelhos descartados, como peças de sucatas, traquitanas e lixo eletrônico – objetos do cotidiano que são jogados fora – com as quais são criadas as imagens que ajudam a contar a história, para a construção de personagens, cenários e elementos gráficos.

Através desta reciclagem artística, o autor busca uma motivação para que sejam despertados – em estudantes, educadores, leitores e público em geral – olhares abrangentes e transdisciplinares, através da ludicidade, para que se sensibilizem e multipliquem o conhecimento sobre a arte e a sustentabilidade.

Para DMART, o desafio de ZECA BUM – CHAMINÉ NÃO É VULCÃO foi criar, pela primeira vez, tanto texto quanto imagens para um livro. Anteriormente, como escritor, ele já havia publicado a graphic novel “UM OUTRO PASTOREIO”, em 2010, em parceria com o designer e ilustrador Indio San, e, em 2012, lançado o livro ilustrado “O ÚLTIMO HOMEM NA LUA”, ao lado do artista plástico Antônio Augusto Bueno.

Para marcar o lançamento do livro, em Pelotas (RS), a agenda de eventos prevê um debate sobre o processo criativo da obra, com mediação do editor, tradutor e jornalista Érico Assis, que ainda assina o texto de apresentação da edição.

A conversa está marcada para o sábado, dia 26/10, a partir das 17h, no Espaço de Arte Daniel Bellora (Rua Três de Maio, 1005). Na sequência, RODRIGO DMART realiza sessão de autógrafos no local.

Foto: Renata Stoduto

A proposta contempla também uma ação educativa, com atividades formativas gratuitas, que ocorrem nos dias 28 e 29/10, voltadas para alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Fernando Osório, no bairro Três Vendas, em Pelotas (RS).

“ZECA BUM – CHAMINÉ NÃO É VULCÃO” tem o financiamento do ProCultura, fundo público de fomento artístico da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Pelotas (RS). A produção cultural é de Cassiano Gasperin, com coordenação de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo.

A publicação tem 64 páginas coloridas e está voltada para o público infantojuvenil. Ela dá início a uma série de aventuras com o personagem ZECA BUM, com três novas publicações já elaboradas e programadas por DMART, a serem lançadas nos próximos anos.

Foto: Renata Stoduto

SOBRE O AUTOR
Natural de Pelotas (RS), Rodrigo dMart é músico, jornalista e escritor. Pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos Digitais (PUC-RS), atualmente cursa o mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFRS).

É jornalista na ASCOM da Secretaria de Agricultura do RS e consultor de projetos na Imagina Conteúdo Criativo. Na música, criou a banda Doidivanas, projeto de fusão do rock com os regionalismos gaúcho e latino-americano. Com o grupo, lançou cinco álbuns, entre 1998 e 2017, sendo o mais recente “Próximos Distantes”. Em 2019, prepara seu trabalho musical AND.

Foi coordenador de Música e Artes Cênicas da Secretaria de Cultura de Pelotas. É autor da graphic novel “Um Outro Pastoreio”, em parceira com o ilustrador Indio San. Entre 2010 e 2013, realizou o projeto “O Último Homem na Lua” – com livro ilustrado, exposição de mídias digitais e ação educativa – ao lado do artista plástico Antônio Augusto Bueno e curadoria de Laura Castilhos, projeto financiado pelo Fumproarte, de Porto Alegre.

ZECA BUM – CHAMINÉ NÃO É VULCÃO
LANÇAMENTO, BATE-PAPO E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS – Com DMART e ÉRICO ASSIS
Quando? 26 de outubro, sábado
Debate: 17h / Sessão de autógrafos: 18h30
Onde? Espaço de Arte Daniel Bellora – Rua Três de Maio, 1005 – Centro – Pelotas (RS)
Entrada Franca

ZECA BUM – CHAMINÉ NÃO É VULCÃO – Rodrigo dMart
Editora – Imagina Conteúdo Criativo – Infantojuvenil
64 páginas – Colorido – 21cm x 28 cm – Valor sugerido: R$ 30,00

EQUIPE DE ZECA BUM
Texto, desenhos e imagens – RODRIGO DMART
Projeto gráfico – VALDER VALEIRÃO (Nativu Design)
Tipografia e balões – YARA BAUNGARTEN
Revisão – EDUARDO DABLEO e RODRIGO DMART
Texto de apresentação – ÉRICO ASSIS
Produção – CASSIANO GASPERIN
Fotografia de divulgação – RENATA STODUTO
Locação de fotografia de divulgação – ESTÚDIO DAHM (Porto Alegre)
Coordenação – YARA BAUNGARTEN (Imagina Conteúdo Criativo)

Fonte: Yara Baungarten – Imagina Conteúdo Criativo FacebookTwitterWhatsAppCompartilhar

Fonte: E-Cult


Deixe uma resposta