Edição especial de cinco anos do projeto Dandô ocorre nesta sexta-feira (27)

postado em: Sem categoria | 0

Na sexta-feira (27), será realizada uma edição especial em comemoração aos cinco anos do projeto Dandô. A convidada da noite é a artista mineira Beatriz Farias. A apresentação acontece na Casa do Trabalhador, às 20h e os ingressos podem ser adquiridos na entrada por R$ 10,00.  

Beatriz Farias é cantora, compositora, diretora artística, produtora cultural e

psicóloga, nascida na cidade de Machacalis, Vale do Mucuri (MG). É militante em projetos de relevância social e defensora das causas indígenas e negras no país.  A artista abraça projetos e lutas em defesa do povo Maxakali, atuando na preservação da identidade cultural indígena e de seus direitos. Por conta disso, sua musicalidade é permeada pela sonoridade regional da cultura popular e agrega fortes influências étnicas. 

Como mobilizadora cultural, desenvolve projetos nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, dentre eles coordena o Projeto “Boi na Rua”, idealizado pela Flor

& Cultura, e o Projeto “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques”. Desde dezembro de 2018 está em circulação com o show “Tikmu’un – Nós, humanos” – show musical que retrata a existência e insistência dentro do contexto sócio-cultural que vivemos, permeado por canções autorais e do cancioneiro da cultura popular.

O projeto Dandô

O Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, é um projeto nacional que se organiza de forma coletiva e colaborativa e tem proporcionado a circulação de músicos autorais de diferentes lugares do Brasil. Cada espetáculo conta sempre com um artista local anfitrião, que recebe e abre a apresentação para o convidado.

O projeto é apoiado pela ADUFPel-SSind desde seu início em Pelotas, em 2014, e leva o nome de Dércio Marques em homenagem ao artista mineiro falecido em junho de 2012. A manutenção do Dandô Pelotas também conta com o apoio de: Eco Restaurante, RádioCom, Sindicato dos Bancários,  Sindicato dos Metalúrgicos, Bem da Terra, Simsapel, Chapper & Cavada e Sinasefe. A agenda do Dandô em Pelotas, em 2019, teve início no dia 29 de março, com um encontro dos artistas anfitriões da região sul do RS que integram o projeto. 

Fonte: Assessoria ADUFPel

Deixe uma resposta