ADUFPel solicita que Consun posicione-se contrário ao Future-se em reunião desta quinta (19)

postado em: Sem categoria | 0

Nesta quinta-feira (19), o programa Future-se será pautado em reunião ordinária do Conselho Universitário (Consun) da UFPel, que acontecerá a partir das 8h30, no Salão Nobre da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no campus Capão do Leão. Por conta disso, a diretoria da ADUFPel-SSind encaminhou uma carta (confira abaixo) aos conselheiros e conselheiras solicitando que manifestem-se contrários ao programa. 

O Future-se foi incluído na pauta do Conselho por solicitação das três categorias da comunidade acadêmica da UFPel, que já colocaram-se contrárias ao projeto do governo. As diversas assembleias comunitárias que as unidades realizaram ao longo das últimas semanas, também indicaram, de forma unânime, a necessidade do Consun posicionar-se imediatamente contra o Future-se. Inclusive, o programa já foi rejeitado pelos docentes em Assembleia Geral (AG) ocorrida no dia 20 de agosto, que também apontou para a necessidade de um posicionamento contrário da instância superior imediatamente, de maneira institucional e formal. 

A partir disso, dando encaminhamento à decisão de AG, a diretoria da Seção Sindical realizou uma audiência com a reitoria da UFPel, no dia 30 de agosto, para apresentar o posicionamento da categoria frente a tais questões. Na ocasião, um documento foi entregue ao reitor em exercício, Luís Centeno do Amaral, e protocolado na Secretaria dos Conselhos.

Avaliação da ADUFPel-SSind 

A diretoria da Seção Sindical considera de fundamental importância o posicionamento imediato contra o Future-se, pois o projeto do governo, além de ser inconstitucional, busca retirar o caráter público das universidades e institutos federais, entregando-os à iniciativa privada. Até então, conselhos de 24 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) já rejeitaram o programa

Fonte: ADUFPEL

Deixe uma resposta