UCPel recebe a 10ª edição do Seminário Internacional de Direitos Humanos Xabier Gorostiaga

postado em: Sem categoria | 0
Pela segunda vez, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será palco de um relevante debate sobre a promoção dos direitos humanos: o Seminário Permanente de Direitos Humanos Xabier Gorostiaga. O evento com sede itinerante já passou por países como Uruguai, Argentina, Chile e Venezuela, e vem se tornando um importante impulsionador do tema na academia. Para os três dias do encontro, são esperados diversos pesquisadores, docentes e acadêmicos de países da América Latina.

Nesta edição do evento, que ocorre nos dias 07, 08 e 09 no Auditório Dom Antônio Zattera, as atividades propostas serão voltadas para debater o tema central:Migrações e Justiça de Transição na América Latina. Conforme o coordenador do Seminário, professor Samuel Chapper, todos os painéis contarão com a presença de um professor da UCPel, o que mostra a qualificação do quadro docente da Instituição e a reafirma no cenário internacional. “Temos aqui um ambiente que se debate cultura e sociedade de um modo geral”, diz.

Os painéis de exposição terão duração curta, de no máximo 30 minutos, para possibilitar o debate com os participantes. “Essa será uma excelente oportunidade que se tem de contextualizar a teoria de sala de aula com experiências reais”, ressalta o professor. É esperada para o evento a participação de diversos acadêmicos de universidades da América Latina.

A UCPel conta com a parceria da Universidade Católica do Uruguai e da Universidade Católica de Córdoba (Argentina) para a realização do Seminário. Além do professor Chapper, integram a comissão do evento os professores da UCPel Ana Paula Dittgen da Silva, Marcelo Moura e Ernani Schmidt.

Inscrições
Interessados em participar do evento podem realizar sua inscrição diretamente na Livraria Vanguarda Técnicos, localizada no saguão do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373). O investimento é de R$ 40,00 para estudantes e R$ 55,00 para profissionais.
Programação:

Dia 07/05 – Quarta-Feira:
18h – Credenciamento
19h30min – Solenidade de Abertura
20h – Conferência de Abertura: Dr. José Carlos Moreira da Silva Filho (PUC-RS, Brasil)
Dia 08/05 – Quinta-Feira:
Manhã
9h – Painel I: Ma. Ana Paula Dittgen da Silva (UCPel); Me. Renato Selayaram (Cesuca, Brasil); Dr. Cláudio Jesús Santagati (Universidad Católica Argentina, Argentina).
10h – Intervalo para café
10h30min – Painel II: Dr. Renato Della Vechia (UCPel); Me. Diego Gamarra Antes (Universidad Católica del Uruguay, Uruguai); Prof. Jurandir Zamberlan.
Tarde
15h – Sala 100K: Apresentação de trabalho do Grupo de Estudos em Políticas Migratórias e Direitos Humanos da UCPel.
Noite
19h30min – Painel III: Me. José Ignacio Núñez Leivas (Universidad Finis Terrae – Santiago de Chile); Me. Leonardo Tricot Saldanha (Uniritter, Brasil); Me. Fabian Ferreyra (Universidad Católica de Córdoba, Argentina).
20h30min – Intervalo para café
21h – Painel IV: Dr. Rodrigo Valín de Oliveira (UFRGS, Brasil); Dr. Anelize Corrêa (UCPel); Me. Martín Acevedo Miño (Pontifícia Universidad Católica da Argentina, Argentina).
Dia 09/05 – Sexta-Feira:
Manhã
9h – Painel V: Dr. Fernando Costa Azevedo (UCPel); Prof. Gastón Pereira (Universidad Católica de Córdoba, Argentina); Prof.ª Alicia Rodriguez Galusso (Universidad Católica del Uruguay, Uruguai).
10h – Intervalo para café
10h30min – Painel VI: Me. Ernani Schmidt (UCPel), Prof. German Bauche (Universidad Nacional Lomas de Zamora – Buenos Aires- Argentina); Dr. Rodrigo Calderon (UFPel, Chile).
Tarde
15h – Apresentação do filme Beautiful, com debates.
Noite
19h30min – Painel VII: Me. Laura Madrid Sartoretto (UFRGS, Brasil); Me. Marcelo Oliveira de Moura (UCPel);
20h30min – Cerimônia de Encerramento
Fonte: UCPel
Seminario
Comentários estão fechados.