Terrorista que matou 20 em Walmart nos EUA é supremacista branco

O supremacista branco Patrick Crusius, de 21 anos, foi identificado pelas autoridades como o atirador que invadiu o hipermercado da rede Walmart, localizado no centro comercial Cielo Vista, em El Paso, no Texas (EUA). O ataque ocorreu neste sábado (3) e deixou 20 mortos e 24 feridos. O número de vítimas fatais ainda pode subir.

Antes de cometer o crime, o terrorista divulgou um manifesto racista, no qual ele afirma que o ataque é uma resposta à “invasão hispânica do Texas”. O local é conhecido por cultivar um sentimento binacional, em razão da proximidade da mexicana Ciudad Juárez. A cidade tem 833 mil habitantes, sendo que 81% deles são de origem hispânica, segundo dados da prefeitura.

O Cielo Vista Mall é um centro de compras popular entre moradores dos dois lados da fronteira. Recentemente, o aperto no controle do ingresso nos EUA reduziu o movimento. Neste sábado, no entanto, as lojas estavam lotadas para compra de material escolar para a volta às aulas.

Shaun King, colunista do Intercept nos Estados Unidos, tuitou: “CONFIRMADO: O atirador El-Paso tem 21 anos, chamado Patrick Crusius. Um nacionalista branco. Depois de massacrar todo mundo diante dos seus olhos em um Walmart. Apesar de estar armado até os dentes, a polícia inesperadamente encontrou uma maneira de levá-lo em custódia VIVO E BEM. Ele não tem um único arranhão”.

Fonte: Revista Fórum

Deixe uma resposta