Syriza fala em ‘vitória histórica’ na Grécia e ‘esperança contra austeridade’

postado em: Sem categoria | 0

Fonte : Opera Mundi

Foto : Agência Efe

O partido de esquerda Syriza comemorou os resultados da boca de urna que o coloca como vencedor das eleições deste domingo (25/01). Para a agremiação, é uma “vitória histórica”.

“É uma vitória histórica que dá esperança aos cidadãos gregos que votaram contra a austeridade”, disse o partido logo após a divulgação dos primeiros números, acrescentando que este é o primeiro passo para o desenvolvimento progressista na Europa.

O Syriza garantiu que o “novo governo implementará o programa de Salônica, coluna vertebral de sua proposta de campanha, para acabar com a crise humanitária e que começará a negociação com os credores”.

De acordo com os levantamentos, a agremiação deve ter algo entre 35% e 39% dos votos, quatro pontos a mais do que o apontado pelas pesquisas de intenção de voto. Assim, o partido fica próximo de atingir maioria absoluta, já que o vencedor ganha 50 cadeiras (das 300 em jogo) a título de bonificação eleitoral.

O partido conservador Nova Democracia, que aparece como segundo colocado com votação entre 24% e 27%, destacou que pesquisa de boca de urna “não é resultado”, mas admitiu que o Syriza é “a primeira força política” do país.

Em terceiro lugar deve ficar o To Potami, de centro-esquerda, entre 6% e 8,5%, empatado com o Aurora Dourada, de extrema-direita. O Partido Comunista deve alcançar até 7% dos votos. O Pasok, que é muito identificado com as políticas de austeridade, vem atrás dos comunistas, com teto de 6%.

Já o líder do partido “Gregos Independentes”, a direita nacionalista grega, Panos Kammenos, afirmou que “o povo recuperará a soberania nacional”. Ele acredita que o governo agiu contra a Constituição ao considerar que a troika de credores (FMI, BCE e Comissão Europeia) impõe condições que vão contra a soberania nacional.

“Não haverá mais Grécia governada por e-mails. A partir de amanhã seremos os fiadores do novo rumo do país, com todos os gregos unidos. Já terminou o medo. Os gregos uniram nossas almas, e vamos juntar nossas forças para proteger nossa nação”, disse.

635578089766484050w

Comentários estão fechados.