Sindicato dos Bancários integra “Feira Virtual Bem da Terra”

postado em: Sem categoria | 0

Fonte : Sindicato dos Bancários de Pelotas

O Sind Bancários está apoiando o projeto ‘Feira Virtual Bem da Terra’, que está sendo desenvolvido pela Rede que tem o mesmo nome e que é formada por 25 empreendimentos de economia solidária (associações, cooperativas e grupos de produtores). Somando todos, são cerca de 250 produtores urbanos e rurais, estruturados coletivamente. Trata-se de uma opção de organização econômica que visa preservar a autonomia dos produtores, os seus ‘empregos’ e garantir a sustentabilidade econômica, social e ambiental dos processos produtivos.

A rede de produtores já existe desde 2009. Agora a ideia é articular esses produtores a consumidores de Pelotas através da organização de uma rede de ‘Núcleos de Consumo Responsável’, e o Sindicato dos Bancários está apoiando esta proposta com a finalidade de dar acesso aos bancários a um consumo mais saudável, mais ético e mais sustentável, e ao mesmo tempo contribuir com a viabilidade econômica dos empreendimentos solidários.

Como vai funcionar?

Nesse sistema, as compras são feitas por uma plataforma de internet, entre 2a e 5a.-feira de cada semana e os produtos são entregues no sábado à tarde aos consumidores que fizerem pedidos durante a semana. A entrega será feita na sede da associação (XV de Novembro com Alm. Tamandaré). Há vários outros detalhes, mas eles serão explicados nos encontros de formação dos núcleos, para um dos quais você está sendo convidado/convidada através deste email.

E que produtos poderão ser adquiridos?

A cesta de produtos será bastante variada: hortigranjeiros, artesanatos, roupas e acessórios, alimentos processados (açúcar, café, farinhas etc.), pescados, pães, flores e plantas, sementes, sucos, laticínios, bebidas, produtos de higiene e limpeza etc. Todos produzidos por organizações da economia solidária, urbanas e rurais, de Pelotas e de outras regiões do RS e do Brasil. Os alimentos, inclusive os processados, em sua grande maioria, são de produção orgânica/agroecológica. O princípio é simples: se organizarmos a nossa demanda, poderemos reduzir os custos de transação (fretes, armazenamento, distribuição etc.) e obter preços menores. Mas para isto é preciso um pouco de participação – daí a formação dos ‘Núcleos de Consumo Responsável’.

Como faço para participar, se eu quiser?

Se você está interessado/interessada, participe da reunião de formação do Núcleo de Consumo Responsável dos Bancários e difunda esta mensagem para quem você acredita que gostaria de participar de uma iniciativa como essa.

Além dos bancários, estão sendo articulados núcleos, também, nos seguintes locais: UFPEL (6) UCPEL (3), IFSUL (2), Sindicato da Alimentação, 5a. Coord. Reg. de Educação, Escola Assis Brasil, ONG Instituto Mário Alves, ONG Pacha Mama, ONG União do Vegetal e outros.

Se você desejar outras informações ou quiser articular um outro núcleo, visite o sítio web http://www.bemdaterra.org ou entre em contato através do email redebemdaterra@gmail.com. Ou ainda: ligue para o Sindicato.

Apareça e participe!!

REUNIÃO NO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DIA 19/11/2014 (QUARTA-FEIRA) ÀS 16H30.

20143014121156_Captura de Tela 20141114 as 12.29.56

Comentários estão fechados.