Setembro Amarelo: Hospital Escola da UFPel realiza programa de prevenção ao suicídio

postado em: Sem categoria | 0

A Campanha do Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) iniciou na terça-feira (4), as atividades da campanha Setembro Amarelo, criada para fomentar o diálogo e a conscientização sobre o suicídio. Palestras, oficinas e intervenções internas e externas serão realizadas com o objetivo de abrir um espaço de discussão sobre o tema.

De acordo com a Chefe da Unidade de Atenção Psicossocial, Luciana Mecking, o suicídio é uma das maiores causas de morte, embora as pessoas tenham dificuldade em discutir o assunto. “Elas têm medo de encarar esse sofrimento que leva à morte e têm vergonha de falar sobre o assunto. O desconhecimento dos familiares e amigos precisa ser combatido e essa é uma das metas do setembro amarelo: conscientizar, prevenir e falar sobre suicídio. Isso é uma questão de saúde pública”, comentou

O evento teve abertura na terça-feira (04), com o lançamento e apresentação do Protocolo de Suicídio do HE, desenvolvido pela Unidade de Atenção Psicossocial. Na semana seguinte, dia 10, serão realizadas Oficinas de Mandalas, com a equipe de Terapia Ocupacional. A atividade não necessita de inscrições.

O numero de telefone gratuito 188, parceria entre o Centro de Valorização da Vida e o Ministério da Saúde para a prevenção do suicídio esta funcionando e em todo o Brasil, atendimento 24 horas. Ligue 188. 

fonte: diário da manhã

 

Comentários estão fechados.