Seminário “1964: Lembrar para não esquecer – Memórias, resistências e permanências da Ditadura Civil-Militar”

postado em: Sem categoria | 0

Fonte: Assessoria ADUFPel

Com o objetivo de propor uma reflexão sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil, seus desdobramentos e consequências, ocorrerá entre os dias 9 e 10 de outubro, no Auditório Central da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) – Rua Gonçalves Chaves, 373, o seminário “1964: Lembrar para não esquecer – Memórias, resistências e permanências da Ditadura Civil-Militar”. O Seminário é uma realização do Comitê pela Memória, Verdade e Justiça de Pelotas e Região, juntamente ao Instituto Mário Alves (IMA), Sindicato dos Bancários de Pelotas, Sindicato da Alimentação de Pelotas e Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (ADUFPel-SSind).

 

O principal intuito do Comitê é Investigar, buscar conhecer, recuperar e reconstruir a memória da época da ditadura empresarial-militar, principalmente no que diz respeito às perseguições, torturas, mortes, desaparecimentos de docentes, e pautar a responsabilização dos autores diretos e mandantes dos crimes, ou seja, lutar por justiça. De acordo com o segundo secretário e responsável pelo Grupo de Trabalho sobre História do Movimento Docente (GTHMD) na ADUFPel, Júlio César Emboava Spanó “é importante que não esqueçamos as atrocidades, perseguições, agressões, torturas, expurgos, genocídios ou assassinatos para que possamos impedir que volte a ocorrer”.

 

Ao abordar a importância da discussão de temas relacionados à Ditadura, Spanó manifesta o seu desejo de que essas passagens históricas façam parte do currículo escolar, para que atos como esse não voltem a ocorrer. “É essa a importância que vejo de se discutir o assunto e de se realizarem seminários como esse”, explica.

 

Atividades

O seminário acontece das 8h30 às 22h e será composto por mini-curso, palestras, mesas-redondas e exibição do documentário “Ainda existem perseguidos políticos no Brasil”. O valor da inscrição é de R$ 15,00 (necessária para cobrir parte dos custos de organização do evento) e pode ser realizada pelo e-mail seminariolembrar@gmail.com. Mais informações pelo blog http://verdadememoriapelereg.wordpress.com e pelo site adufpel.org.br.

 

Seminário Nacional

Entre os 5 e 7 de dezembro, acontecerá o Seminário Nacional da Comissão da Verdade do ANDES-SN, cujo tema central do será “Professores, Educação e Juventude”, tendo como referências o Marco da Memória a partir do Cotidiano, a Luta pela Revisão da Lei da Anistia e a Responsabilização dos Autores da tortura e outros crimes de lesa-humanidade nos anos da ditadura empresarial-militar.

unnamed

 

Comentários estão fechados.