Semana dos Museus se inicia com Reinauguração do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter

postado em: Sem categoria | 0

Na última segunda-feira (13) ocorreu a tão esperada reinauguração do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, promovida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o qual exibe um acervo de animais taxidermizados e a maior coleção de aves existente no Brasil, a maioria pertencente à coleção particular do naturalista autodidata Carlos Ritter enquanto era vivo.

O Museu abriu ao público em 1970 e faz parte do Instituto de Biologia desde 1991. Além das coleções de Carlos Ritter, o acervo conta ainda com uma coleção entomológica do pesquisador Ceslau Maria Biezanko, uma reserva técnica para estudo e pesquisa e de coleções mais recentes produzidas por professores, pesquisadores e estudantes, principalmente do Instituto de Biologia. Dentre as exposições, são abordados os temas Bioma Pampa, A Evolução das Aves e uma sessão interativa sobre a Envergadura das Aves.

Foi realizado um cerimonial para a reabertura do museu, no qual foi comemorado o novo espaço, que agora encontra-se mais centralizado e de fácil acesso a comunidade Pelotense, compondo, o núcleo cultural e histórico da cidade. Algumas figuras fizeram-se presentes no evento para celebrar essa nova fase do Museu, dentre elas a pró reitora de extensão e cultura, Francisca Ferreira Michelon, o diretor de biologia, professor Luis Fernando Minello e o chefe do Museu, João Ricardo Iganci.

O processo de mudança dos museus foi longo e exigiu um grande apoio e parceria de alunos e professores voluntários que se dispusessem em abraçar a causa e tornar real o sonho de dar ao museu o seu devido espaço, que respeitasse e valorizasse a bela exposição que ali se encontra.

O Museu Carlos Ritter desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, aproximando ainda mais a UFPel da comunidade de Pelotas e região. João Iganci acrescenta que o museu estará de portas abertas para receber a comunidade pelotense.

Confira as demais programações da Semana dos Museus no link abaixo 

https://wp.ufpel.edu.br/prec/files/2019/04/2019_Semana_dos_museus_programa%C3%A7%C3%A3o_completa_atualizada.pdf

Por Jéssica Alves e Jéssica Lopes (Estagiárias no programa Contraponto)

Deixe uma resposta