Sem debate, FURG aprova adesão a EBSERH

postado em: Sem categoria | 0

Fonte: Assessoria ADUFPel

De maneira arbitrária e diante de cerca de 100 manifestantes (professores, funcionários e estudantes), o Conselho Universitário da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) aprovou a adesão do Hospital Universitário (HU) a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) na manhã desta quinta-feira (14), em frente ao prédio do Cidec Sul.

Os funcionários da Fundação de Apoio ao HU (FAHERG) vinham tentando estabelecer um processo amplo de discussão sobre o tema, que aponta nitidamente para a privatização dos hospitais de ensino. Porém, ao descumprir mais um acordo, que previa a não convocação do Conselho Universitário durante as férias, a Reitoria convocou a reunião que iria decidir sobre a adesão a EBSERH, nas dependências do Cidec Sul.

Servidores, estudantes e comunidade bloquearam a entrada da reitora Cleusa Dias e do Conselho com o intuito de garantir uma discussão mais ampla e democrática e o acordo prévio de que o CONSUNI não seria chamado nas férias. Entretanto, a reunião acabou acontecendo na porta do prédio e, mesmo sob manifesto, a pauta foi aprovada.

Após a sessão que aprovou a adesão a EBSERH, a reitora concedeu uma rápida entrevista coletiva, explicando-se sobre o ocorrido e dirigiu-se com os conselheiros para seu gabinete, onde deu-se início a uma reunião a portas fechadas. Após o ocorrido, os funcionários da FAHERG ocuparam o prédio da Reitoria e garantem entrar em greve por tempo indeterminado. Uma Assembleia Geral foi convocada para a próxima segunda-feira (18), data em que deverão entrar em greve.

A ADUFPel e o Fórum contra a Privatização da Saúde em Pelotas repudiam a forma antidemocrática, sorrateira e arbitrária usada pela reitora de Rio Grande. Somos CONTRA a EBSERH!
contra-privatizac3a7c3a3o

 

Comentários estão fechados.