Sem acordo definitivo, professores do Paraná mantêm greve

postado em: Sem categoria | 0

Fonte : Rede Brasil Atual

Foto : Folha Press

Depois de quase seis horas de reunião, terminou sem acordo definitivo a segunda rodada de negociações entre representantes do governo do Paraná e dos professores em greve há 12 dias no Estado. Os dois lados confirmaram que houve avanços nas discussões ocorridas na tarde desta sexta-feira (20) no Palácio Iguaçu, mas não o suficiente para encerrar o impasse entre governo e professores. Uma terceira rodada de negociações será realizada no início da próxima semana, ainda sem data e horário definidos. Com isso, continua a greve dos professores estaduais , assim como o acampamento permanente montado pelos grevistas no Centro Cívico de Curitiba, o coração dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Paraná.

Os avanços ocorridos dizem respeito ao porte das escolas e à nomeação de mais de mil profissionais do ensino concursados. Voltará a ser considerado como parâmetro o porte das escolas estaduais paranaenses em dezembro de 2014, o que deve resultar em reabertura de turmas e até mesmo de instituições de ensino fechadas no início deste ano.

Quanto à nomeação dos mais de mil professores e pedagogos concursados, a medida deve ter efeito imediato, segundo entendimento do presidente da APP Sindicato, Hermes Leão. Os funcionários concursados em questão tiveram a nomeação revertida dias depois de terem assumido suas funções no ano passado.

Já os impasses que impediram um acordo definitivo estão relacionados principalmente com os terços de férias atrasados e com as promoções e progressões que deveriam ter sido efetivadas no segundo semestre do ano passado.

Apesar da falta de um acordo definitivo, o governo afirma que cumprirá os compromissos já assumidos com os professores, entre eles a nomeação dos concursados e o pagamento de R$ 82 milhões nas rescisões de contrato de cerca de 29 mil professores temporários dispensados em dezembro.

20150221-42fefa00-585b-4740-af86-24385548517e

Comentários estão fechados.