Rumo à Universidade: UFPel matricula aprovados do Pave

postado em: Cidade | 0

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou, segunda (21) e terça-feira (22), as matrículas dos 374 aprovados no Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave), cujo ingresso será neste primeiro semestre do ano. Vagas que eventualmente não forem preenchidas serão ocupadas por meio de lista de espera, cujo edital deverá ser divulgado ainda nesta semana.

Esse é o primeiro procedimento de matrícula que obedeceu à Lei 13.726, de outubro de 2018, conhecida como Lei da Desburocratização. A regulamentação contempla, por exemplo, que documentos utilizados para fins de cadastro sejam entregues em cópias simples, sem necessidade de apresentação de certidão de nascimento do candidato, bastando apenas o RG. A única documentação exigida em formato original é a comprovação da conclusão do Ensino Médio. Além disso, não é necessária a fotografia, que será feita na confecção da carteirinha estudantil. De acordo com a gestora da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), Emileni Tessmer, a determinação conferiu agilidade ao processo.

Depois da entrega da documentação, conforme o caso, os candidatos já eram encaminhados às comissões de avaliação de cotas raciais, socioeconômicas e para pessoas com deficiência, que estavam atendendo no mesmo prédio.

No dia 9 de junho deverá ser divulgado edital que regulamenta a matrícula dos candidatos aprovados para ingresso no segundo semestre do ano.

Pave
Esta edição 2018-19 disponibilizou 1.012 vagas, em todos os cursos da UFPel. Foram 789 para o primeiro semestre e 223 para o segundo. No momento da divulgação do número de inscritos por curso, as vagas que não tiveram candidatos interessados já foram transferidas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel, o Pave ocorre de forma sistemática avaliando o candidato ao longo do Ensino Médio.

Fonte: UFPEL / Diário Popular

Deixe uma resposta