Porto Alegre – Servidores da Justiça Federal fazem ato público nesta terça-feira

postado em: Sem categoria | 0

Fonte: Sul21/ Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal

Foto: Ramiro Furquim/ Sul21

Nesta terça-feira (26), os servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul (justiças do Trabalho, Federal, Eleitoral e Militar), em greve desde o dia 14 de agosto, participam do Apagão do Judiciário, com realização de ato público, às 14h, em frente à Central de Atendimento ao Eleitor (Av. Padre Cacique, 96), em Porto Alegre.

Os servidores acumulam quase 50% de perdas salariais; o último reajuste ocorreu em 2006. Um projeto que prevê o reajuste (PL 6.613) está parado na Câmara dos Deputados desde 2009, por falta de acordo orçamentário. O governo federal tem trancado as negociações. Atualmente, está em discussão um reajuste para os magistrados; no entanto, novamente, os servidores não estão sendo contemplados.

No dia 21, o movimento ganhou um importante apoio. A presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Halfen, encaminhou ofícios à presidente da República, Dilma Rousseff, e ao presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, solicitando esforço na agilização e na aprovação do PL 6.613/09. Esse apoio havia sido solicitado pela direção do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS (Sintrajufe/RS) em reunião com a desembargadora no dia anterior e está sendo buscado com as administrações de TRF e TRE.

A greve é nacional e alcança vários estados; outros estão realizando mobilizações e assembleia para definir a adesão. Além do RS, já estão em greve Distrito Federal, São Paulo (incluindo a 15ª Região), Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí.

Por Ramiro Furquim/Sul21

 

Comentários estão fechados.