Podemos leva milhares às ruas de Madri e cita Syriza como exemplo de ‘sonho de mudança’

postado em: Sem categoria | 0

Fonte : Opera Mundi

Foto : Agência Efe

Milhares de pessoas participaram neste sábado (31/01) de uma manifestação convocada pelo partido político Podemos para reivindicar uma nova agenda política na Espanha. De acordo com informações do portal El Mundo, cerca de 260 ônibus chegaram à capital espanhola de diferentes partes do país. Entre outras demandas, os manifestantes pedem um plano que confronte as medidas de austeridade adotados pelos governantes europeus nos últimos anos.

Após a vitória histórica da coalizão de esquerda Syriza na Grécia, os espanhois se mobilizam para “seguir o mesmo caminho de mudança na Europa” e ser uma alternativa real ao domínio do PP (Partido Popular), de centro direita, e do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol).

Durante discurso na “Marcha da Mudança” – nome dado para o evento -,  o secretário-geral do partido Podemos, Pablo Iglesias, usou o exemplo da vitória da esquerda na Grécia para afirmar que leva “muito a sério os sonhos de recuperar o poder estatal de investimento”.

“Quem dizia que não era possível? A Grécia como exemplo de mudança política na Europa. Sonhamos com um país melhor, mas não viemos à Porta do Sol (local onde aconteceu a manifestação) para sonhar, e sim para fazer nossos sonhos virarem realidade”, bradou Iglesias.

Iglesias alertou que “ninguém fez os deveres para os gregos” e que ninguém os fará para os espanhóis, que precisam ser protagonistas da própria história e de sua mudança.

A iniciativa liderada pelo professor universitário Pablo Iglesias chama a atenção por tentar se organizar de maneira diferente dos partidos tradicionais, por meio de grupos de bairros, que são chamados de círculos. Cada círculo tem autonomia para discutir e executar ações dentro de sua região sem precisar da autorização de nenhum dirigente dentro do Podemos.

Podemos lidera pesquisa de intenção de votos na Espanha

Um ano após ser lançado, o partido político Podemos lidera as preferências da população espanhola, de acordo com pesquisa da empresa Metroscopia no final de 2014.

Com bandeiras como a participação popular e o engajamento via internet, o Podemos teria 27,7% dos votos se houvesse hoje uma eleição na Espanha. Em seguida aparecem o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), com 26,2%, e o governista PP (Partido Popular), com 20,7%, que disputam há décadas o protagonismo político no país.

635583099931390306w

Comentários estão fechados.