Pelotas: Portas da História

postado em: Sem categoria | 0

A entrada principal da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula não está disponível ao público em geral desde a última quinta-feira. Nos próximos 30 dias as portas principais – e bicentenárias – serão as primeiras a receber uma restauração. O trabalho, entretanto, contempla todas as portas da Catedral.

Quatro especialistas dedicam-se diariamente ao restauro das portas feitas artesanalmente de madeira de lei. Trabalho que conta com o uso de utensílios, como soprador térmico e aparelho de micro retífica. Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Simone Neutzling, o objetivo é revelar os entalhes originais e toda a geometria das peças. Avaliando, assim, a efetiva conservação da madeira.

Para a diretora da Surya Projetos, Clarice Ficagna, a restauração das portas é de extrema relevância para a manutenção do prédio. A estimativa é de que o trabalho leve de oito a 15 meses. O projeto Portas da História, dirigido e executado pela Surya Projetos, tem investimento total de R$ 560.963,50. Os valores foram arrecadados através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) e contam com o patrocínio integral da Josapar.

fonte: diário da manhã

Comentários estão fechados.