Outubro Rosa: SINPAF na luta contra o câncer de mama

postado em: Sem categoria | 0

Fonte : SINPAF-Seção Sindical Pelotas/RS (Sindicato Nacional dos Trabalhadores e Desenvolvimento Agropecuário)

Este mês é marcado para lembrar sobre a prevenção do câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres.

No Brasil, cerca de 50 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama por ano. É o tumor que mais mata entre as mulheres. A última estimativa sobre este tipo de câncer nas regiôes do Brasil (2014) mostrou sua incidência:
Sul e Sudeste: 71 casos/100 mil
Centro-Oeste: 51 casos/100 mil
Nordeste: 37 casos/100 mil
Norte: 21 casos/100 mil
Fatores relacionados à exposição prolongada ao estrogênio, presente nos anticoncepcionais, menstruação antes dos 11 anos de idade e menopausa tardia estão mais suscetíveis de desenvolver o câncer de mama. Mulheres que têm filhos com mais de 40 anos também precisam ficar alertas para o problema.
Para evitar a doença e minimizar os riscos é necessário que a mulher faça o autoexame de mama. Mulheres acima dos 35 anos devem fazer mamografia anualmente.
O SINPAF, por meio da pasta de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, entende que é preciso alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce para reduzir a mortalidade. Todas as mulheres filiadas ganharão um broche com o laço rosa para marcar esta campanha. Procure um de nossos dirigentes e retire o seu.
cartaz
Comentários estão fechados.