Nova lista da flora gaúcha aponta 804 espécies ameaçadas de extinção

postado em: Sem categoria | 0

Fonte : Portal do Governo do RS

Foto: Daniel Hammes

Nos próximos dias, o Rio Grande do Sul terá oficialmente 804 espécies de sua flora ameaçada de extinção. É o que indica a Reavaliação da Lista da Flora Ameaçada de Extinção do RS, trabalho coordenado pela Fundação Zoobotânica (FZB) com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), cuja versão final foi formalizada nesta quarta-feira (19).

Estiveram reunidos na sede da Sema as pesquisadoras da FZB, ambas coordenadoras da Reavaliação da Lista da Flora Ameaçada de Extinção do RS, Andréia Carneiro e Rosana Senna, com o diretor-geral da pasta do Meio Ambiente, o biólogo Luís Fernando Perelló. Agora, a secretaria encaminha o texto para a publicação do Decreto que tornará a lista oficial, substituindo a lista de espécies ameaçadas elaborada em 2002.

Segundo Andréia Carneiro, 1.245 espécies foram analisadas por 77 especialistas vinculados a 27 instituições. O resultado parcial passou por uma consulta pública entre agosto e setembro, culminando as 804 espécies enquadradas em uma das três categorias de ameaça: Vulnerável, Em perigo e Criticamente em Perigo.

Luis Fernando Perelló destaca que a Reavaliação da Lista de Espécies da Flora Ameaçada de Extinção garante qualidade para a gestão ambiental do Estado, indicando as fragilidades do meio ambiente e, ao mesmo tempo, a necessidade de políticas públicas para conservar, através do licenciamento, a flora nativa Estadual.

20141119-perello-secretario-meio-ambiente

Comentários estão fechados.