NESIC promove o 1° Seminário de Integração Regional de Resíduos Sólidos

postado em: Sem categoria | 0

Fonte: UCPel

O Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (NESIC/UCPel) promove, no dia 13 de setembro, o 1° Seminário de Integração Regional de Resíduos Sólidos. A atividade é promovida a partir do Projeto Rede Reciclar, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e Ministério do Trabalho e Emprego.
O objetivo do encontro é proporcionar momentos de troca de experiências, saberes e integração entre os participantes.
A atividade é voltada para gestores públicos de municípios vizinhos, alunos e professores universitários, cooperativas e associações de coleta e seleção de resíduos sólidos e instituições parceiras.
Palestras sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e Formação de Redes de Comercialização comporão a programação, juntamente com mesas-redondas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos incubados do NESIC.
Para realizar a inscrição, é preciso enviar um e-mail para redereciclar@gmail.com, solicitando a ficha de inscrição. Após o preenchimento, basta retorná-la para o mesmo e-mail. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de setembro.
O Seminário será realizado no Auditório Dom Antônio Zattera, no Campus I da UCPel.
Programação
8h30min – Credenciamento
9h – Abertura – Solenidade com presença de representantes da SENAES, da reitoria da UCPel, da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE) e do Ministério Público
9h30min – Palestra: Plano Nacional de resíduos Sólidos e Política da SESAMPE para os catadores – Nelsa Nespolo (SESAMPE)
10h – Intervalo
10h20min – Mesa-redonda: Papel da Universidade (UCPel), Papel do Gestor Público (Arroio Grande), Expectativa do Empreendimento (Piratini), Papel do Ministério Público (Dr. Rodrigo Brandalise, promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça Especializada)
11h30min – Palestra: Formação de redes de comercialização: experiências da cadeia Binacional do PET e do MST/ Debates e perguntas (Jaguarão – André Mattos, SESAMPE – Nelsa Nespolo e MST – Sidnei Santos)
12h30min – Almoço
14h – Apresentação cultural
14h30min – Apresentação do perfil dos trabalhadores das
Cooperativas/Associações do Projeto Reciclar e histórico do Projeto
15h – Mesa-redonda: Contextualização das dificuldades vividas pelos empreendimentos de reciclagem de resíduos sólidos e alternativas possíveis de enfrentamento: Apresentação dos empreendimentos (Camaquã, Arroio Grande e Piratini)
16h – Perguntas, debate e troca de experiências
17h – Encerramento
NESIC
Comentários estão fechados.