Lucro dos bancos privados brasileiros cresce 27% em 2014

postado em: Sem categoria | 0

Fonte : Brasil de Fato (Bruno Pavan)

Foto : Marcos Santos/ USP Imagens

Menos de 1%. É o que deve crescer o Produto Interno Bruto do Brasil em 2014. O resultado, para muitos tido como fraco, não impactou em nada os lucros do setor financeiro privado do país.

De acordo com o jornal Valor Econômico, o lucro dos três maiores bancos privados do país cresceu 27% entre janeiro e setembro desse ano. Isso significa um lucro, somado, de R$ 27 bilhões no período.

Um dos principais fatores foi a atuação mais tímida dos bancos públicos em 2014. Usados pelo governo para diminuir a taxa de juros do mercado desde 2012, a concorrência com BB e Caixa ficou menos acirrada neste ano fazendo com que Bradesco, Itaú e Santander pudessem fazer remanejamentos.

A diferença entre o crescimento do Brasil e o do setor é explicada pela presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e região, Juvandia Moreira Leite. Para ela, as instituições contribuem muito pouco para o desenvolvimento do país e, apesar dos lucros recordes, demitem funcionários.

“Além de cobrar as taxas de juros mais altas do mundo, restringem o fornecimento de crédito para a população e em vez de gerar novos postos de trabalho, demitem. Somente o Itau, Bradesco, Santander e BB fecharam 4.715 mil postos de trabalho em um ano (setembro 2013 a setembro de 2014), mesmo com lucro 20% maior que o mesmo período do ano passado”, criticou.

Bancos_MarcosSantos_UspImagens

Comentários estão fechados.