II Semana Africana de Pelotas

postado em: Sem categoria | 0


“Buscando explorar diversas trocas entre o continente africano e o Brasil, a semana ocorre do dia 23 a 25 de maio”

Com programação para quinta (23), sexta (24) e sábado (25) da semana que vem, a segunda semana africana de Pelotas acontece no Campus II da Universidade Federal de Pelotas. Visando abordar as trocas étnicas, comercias e culturais o evento é organizado essencialmente  por estudantes africanos da UFPel que residem aqui na cidade de Pelotas.

Em conversa  com os organizadores  Célia Miranda e Acrísio Pereira, os dois afirmam que o principal objetivo do evento é tornar público a história que foi apagada do continente.

Para Acrísio, que é formado em Ciências Políticas na Universidade Federal do Pará e atualmente faz Doutorado na Universidade Federal de Pelotas, a semana é uma oportunidade para debater a imagem que é vendida da África aqui no Brasil.

Ele que deixou seu país de origem Moçambique e veio para o Brasil a cerca de 5 anos, acredita que tem uma missão tem transmitir o seu conhecimento adquirido com o seu povo de origem, ainda que a evolução tecnologia tenha impulsionado muito no desenvolvimento do seu país.

Segundo Célia, que também deixou seu país de origem Cabo Verde pra vir estudar aqui no Brasil, é muito importante esse espaço do evento para que os próprios africanos possam estar trazendo determinadas informações referentes ao seu continente de origem.

O evento conta com diversos palestrantes e já têm confirmado mais de 15 trabalhos a serem apresentados. No sábado (25), devem acontecer oficinas de dança, apresentações musicais e um almoço de comidas típicas africanas.

A festividade e escolha da data fazem referência ao Dia Internacional da África que foi marcado dia 25 de Maio devido data em que 32 chefes de estado africanos se reuniram na Etiópia, em 1963, e criaram a Organização de Unidade Africana (OUA), com objetivo de libertar o continente africano do colonialismo, do apartheid, e ainda promover a emancipação do seu povo.

A semana é aberta a comunidade acadêmica e externa, tendo suas inscrições feitas pela página oficial do Evento do Facebook de forma gratuita. Mais informações você obtém direto no link do evento: https://www.facebook.com/events/419295655551649/

Por Micael Carvalho – Estudante de Jornalismo/UFPel – Estagiário da RádioCom

Deixe uma resposta