Greve Geral: confira as atividades em Pelotas

postado em: Sem categoria | 0

A participação dos docentes da UFPel e IFSul-CaVG foi deliberada em Assembleia Geral da ADUFPel-SSind no dia 9 de maio.

noticia
Cartaz de divulgação da Greve Geral. Fonte: Divulgação.

A Greve Geral, convocada para o dia 14 de junho, tem como principal bandeira a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 e a luta pelo direito de aposentadoria. Enviada ao Congresso pelo governo federal em fevereiro, a PEC 6/2019 representa uma proposta de aniquilamento dos direitos previdenciários e assistenciais dos/as brasileiros/as e já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Deputados. A Greve Geral pretende mostrar para o governo que as/os trabalhadores/as não aceitarão retroceder em seus direitos.

Em Pelotas, haverá ato público, com concentração às 14h, no largo do Mercado Público. Além disso, panfletagem nas paradas de ônibus hoje (12) e amanhã (13) chamarão a população para somar-se à manifestação.

Contrarreforma da Previdência retira direitos

Além de aumentar a idade mínima para aposentadoria e acabar com a aposentadoria por tempo de contribuição, a PEC 6/2019 quebra o caráter solidário da Previdência Social e reduz os valores de benefícios, como a pensão por morte. Além disso, com a proposta de capitalização, a PEC pretende privatizar a previdência, entregando ao sistema financeiro o principal mecanismo de proteção social e distribuição de renda do país. No que se refere a professores, a proposta é que eles trabalhem por mais 10 anos. Também há um ataque os/as servidores/as públicos/as, limitando valores de aposentadoria, e impondo pesadas regras de transição.

Saiba mais sobre a PEC 6/2019:

A classe trabalhadora sairá mais empobrecida se não derrotar a Contrarreforma da Previdência, afirma Sara Granemann

Reforma da Previdência muda Constituição para privatizar direitos

Assessoria ADUFPel

Deixe uma resposta