Fórum Estatuinte protocola proposta de metodologia no CONSUN

postado em: Sem categoria | 0

Fonte: Assessoria ADUFPel

Após um longo período de debates durante o ano de 2014, a reunião do Conselho Universitário (CONSUN), no dia 26 de agosto, desencadeou o processo de discussões sobre a metodologia de construção da estatuinte da UFPel. Ficou deliberada a ampliação da comissão interna de sistematização com a indicação de mais três membros (um docente, um discente e um servidor técnico-administrativo), cujos encargos são: disponibilizar, em 48h, os materiais já existentes sobre a estatuinte; sistematizar, até 15/09, as novas propostas das unidades acadêmicas e, por fim, divulgar as propostas na página da UFPel até o dia 16/09. Com isso, foi definido o prazo do dia 12/09 para o envio de novas propostas.

Reunidos no prédio do Lyceu Riograndense, onde localiza-se a secretaria do CONSUN, o vice-presidente da ADUFPel, representando os professores, Henrique Mendonça, juntamente ao estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Maicon Santiago, ao coordenador de Formação Política e Sindical da ASUFPel, representando os servidores, José Emir Gonçalves, e a auxiliar de biblioteca do Lyceu, Ediene Ruiz, protocolaram a entrega da proposta de metodologia do Fórum em defesa de uma Estatuinte Democrática e Soberana, às 13h da última sexta-feira (12).

A proposta apresentada, de acordo com Henrique Mendonça, tem referência tanto na proposta sintetizada dentro do CONSUN, como na proposta da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia e nas discussões ocorridas no interior do Fórum Estatuinte. “Tem como ponto de partida os princípios que defendemos desde a constituição do Fórum, com destaque para a garantia do protagonismo da comunidade”, explicou. Da mesma forma, busca estar em consonância e garantir o respeito às decisões das assembleias das categorias, realizadas por suas entidades representativas: ASUFPel, DCE-UFPel e ADUFPel.

Cronograma

O período de 16 a 22/09 foi estabelecido para uma nova rodada de debates nas unidades, que devem comunicar, à Coordenação de Processos Participativos, a data em que ocorrerão, para divulgação. No dia 23 do mesmo mês, acontecerá a reunião do CONSUN para proceder a votação sobre a metodologia do processo e iniciar a construção dos novos eixos da UFPel.

5413419d90841

Comentários estão fechados.