Encontro da Regional RS do ANDES-SN contribui para o fortalecimento de ações

postado em: Sem categoria | 0

Fonte : Assessoria ADUFPel

O XI Encontro da Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN, que ocorreu entre os dias 28 e 29 de novembro em Santana do Livramento, possibilitou um intenso debate e contribuiu para o fortalecimento de ações sindicais no estado. O encontro, que aconteceu no auditório da Unipampa, contou com o apoio da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Pampa (Sesunipampa) e teve como tema “Os desafios do movimento docente frente à precarização do trabalho”.

Representantes de todas as seções sindicais do RS (diretores e base) estiveram reunidos para debater questões locais e práticas – vivenciadas pelos docentes –, com o objetivo de trabalhar os temas nacionais como a carreira, autonomia e democracia universitárias. A democratização da mídia fez parte do debate, assim como a preparação para o Encontro Nacional de Educação 2016. Como indicação do evento, levantou-se a necessidade de reativação do Fórum Estadual de Defesa da Escola Pública. O encontro também discutiu casos de retirada de direitos adquiridos, através de decisões judiciais transitadas em julgado, nos quais docentes estão sendo ameaçados a devolver parte significativa dos seus salários.

Representando a ADUFPel, participaram do encontro o primeiro vice-presidente, Henrique Mendonça, a primeira tesoureira, Daniela Hoffmann e a professora e membro do Conselho de Representantes, Claudete Coelho.

Henrique Mendonça destacou a importância da participação das delegações de base, que segundo ele “aproveitaram o momento para expor suas lutas e realizar alguns encaminhamentos para a aproximação de suas ações, bem como a realização de um Encontro de Comunicação das Seções Sindicais do RS”.

Incentivar a participação da Sesunipampa nos encontros nacionais do ANDES-SN, até que a Seção Sindical esteja articulada financeiramente, foi um dos encaminhamentos desse encontro, afirmou Daniela.

Temas centrais

No primeiro dia, a primeira vice-presidente do ANDES-SN, professora Marinalva Oliveira, discorreu sobre a temática das políticas educacionais e seus reflexos na precarização do trabalho docente, assim como os desafios do movimento docente nessa conjuntura. No segundo dia, o professor Luiz Henrique Schuch (ADUFPel-SSind), falou sobre as mudanças recentes na carreira e a discussão sobre a universidade, tendo em vista os processos estatuintes em curso e a proposta de Lei Orgânica da ANDIFES.

547e0b80ca288

Comentários estão fechados.