Dialética do discurso é tema de palestra na UCPel

postado em: Sem categoria | 0

Fonte: Eduardo Menezes

Em mais uma edição do Ciclo de Palestras promovido pelo Laboratório de Estudos em Análise do Discurso da Universidade Católica de Pelotas (LEAD/UCPel), o ex-professor da casa, Antônio Cruz, propõe uma conversa franca e aberta sobre a análise de discurso com base no pensamento do francês Michel Pêcheux.

 

O evento, intitulado “nem estrutura, nem acontecimento: a dialética do discurso”, lança um olhar crítico em relação à teoria pêcheuxtiana, tomada como referência para os pesquisadores do Laboratório. Segundo a coordenadora do LEAD, hoje também à frente do Programa de Pós-Graduação e Letras (PPGL/UCPel), professora Aracy Ernst Pereira, “é sempre muito estimulante ouvir o contraditório”.

 

Direcionado a pesquisadores e estudantes em geral, o Ciclo de Palestras tem recebido bons públicos. No último encontro, o professor da UCPel, Renato Della Vechia, tratou de problematizar o distanciamento entre os pensamentos idealista e materialista, retomando conceitos do marxismo que são muito caros à análise de discurso de linha francesa. A conversa com o professor Antônio Cruz tem como objetivo principal dar continuidade a este diálogo, possibilitando um debate fraterno entre os interessados no tema.

 

O evento está marcado para esta sexta-feira (15), às 18h30, no auditório do Campus II da UCPel – sala 309G.

 

Sobre o palestrante

 

Doutor em Economia Aplicada pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), hoje o professor Antônio Cruz atua no curso de Relações Internacionais e coordena o programa Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Econômicos Solidários (TECSOL) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na carreira docente há mais de 20 anos, Cruz atuou no Mestrado de Política Social da UCPel entre 2006 e 2010.

Cartaz Palestra 2_2014_versão 1

 

Comentários estão fechados.