Censo Escolar em Rede estadual do RS registra queda de mais de 40 mil alunos em 2018

postado em: Educação | 0

A rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul encolheu em 2018. A redução é de 40.281 estudantes, representando 4,5% em relação ao ano de 2017 (que teve 886.013.40 alunos). Os dados finais do Censo Escolar 2018, publicados no Diário Oficial da União, indicam que, atualmente, o total é de 845.732 alunos. 

A divulgação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC) passa a ser parte das estatísticas educacionais oficiais do ano em curso.

Conforme o Inep, torná-los públicos possibilita que as secretarias estaduais de educação de todo o país elaborem com maior segurança e definição os planos de ação para a educação em suas regiões.

A coleta de dados do RS é de responsabilidade da Secretaria Estadual da Educação, por meio da Coordenação Estadual do Censo Escolar da Educação Básica, vinculada ao Departamento de Planejamento.

A apuração do Censo Escolar começa com a coleta de dados na matrícula inicial. Os resultados obtidos são publicados, preliminarmente, no Diário Oficial da União. Após essa etapa, o sistema Educacenso permanece aberto por 30 dias, para alterações, no caso de erros na coleta de informações.

Finalizado o período de retificações de dados, as informações são validadas e confirmadas para, posteriormente, serem publicadas, de maneira definitiva.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta