Anistia Internacional condena crime que pode levar Bolsonaro ao impeachment

Declaração criminosa de Jair Bolsonaro sobre Fernando Santa Cruz, assassinado na ditadura militar, foi rebatida pela Anistia Internacional. A diretora executiva da Anistia Internacional, Jurema Werneck, repudiou o tom de torturador do ex-capitão. Ela disse: “o Brasil deve assumir sua responsabilidade, e adotar todas as medidas necessárias para que casos como esses sejam levados à justiça”.

A nota ainda agrega: “o direito à memória, justiça, verdade e reparação das vitimas, sobreviventes e suas famílias deve ser defendido e promovido pelo Estado Brasileiro e seus representantes.”

Para Jurema, “é terrível que o filho de um desaparecido pela ditadura tenha que ouvir do presidente do Brasil, que deveria ser o defensor máximo do respeito e da justiça no país, declarações tão duras.”

A reportagem do portal Uol ainda destaca que “a diretora da Anistia reiterou o posicionamento da organização que luta pela elucidação de casos que envolvem violações aos direitos humanos.”

Ela disse: “defendemos a revogação da Lei de Anistia de 1979, eliminando os dispositivos que impedem a investigação e a sanção de graves violações de direitos humanos, a investigação e responsabilização dos crimes contra a humanidade cometidos por agentes do Estado durante o regime militar.”

Fonte: Brasil 247

23 Respostas

  1. Para quem fez apologia a tortura no ato da votação do impedimento da presidenta Dilma, exaltado o torturador, não vejo novidade. Acredito que naquele momento Bolsanaro cometeu um crime de injúria e lesa pátria, deveria ser expulso do congresso nacional. Infelizmente parte considerável da população brasileira o elegeu presidente e estamos passando vergonha.

  2. Então, vamos nos ajudar a pedir esse impeachment

  3. Lucrecia Glória Flores Vicelli

    Deve ser responsabilizado pelo que disse, imagine o povo brasileiro mão merece ser governado por uma pessoa que um leigo em saúde tem a impressão de ser doente mental pelo que fala e defende tudo em defesa do extermínio. Esse é projeto que temos para o Brasil numa democracia.

  4. Maria Aparecida Henriques de Andrade

    Quem não respeita o sofrimento de uma nação arregazada pela ditadura não deve comandar o Brasil, pois os mesmos foram quem os elegeu mas podem tirá-lo.

  5. Gostaria de acreditar nisso!!!! Qdo???
    Essa tortura emocional que ele faz irá nos levar a uma situação incontrolável.

  6. OLAIR FERREIRA DA SILVA de

    Esta Anistia Internacional, está equivocada em sua determinação de ajuizar o Presidente Bolsonaro. Pois, já foi concluído que a morte do pai do Presidente da OAB, Sr. Fernando Santa Cruz, que foi assassinado por correligionários comunistas, e, não assassinado pelos militares da Revolução de 31 de Março. Logo suas conclusões de possível impeachment do governo Bolsonaro, é estúpida, incongruência escandalosa.

  7. Miriam R. A. Avruch

    Enfim um presidente torturador e assassino.

  8. eu acho que foi um comentario sem maldade de nosso presidente e nao aceito o impeatchement de nosso presidente. eleito pelo povo

  9. Lúcia Ferreira

    Espero sinceramente que os brasileiros acordem. Este sujeito não pode continuar a descriminar os nordestinos e as famílias que tiveram seus entre queridos afastados do seus convívios.

  10. Tina sousa

    Convoque o presidente para depor sobre o assassinato. Faça esse inescrupuloso, ardiloso, preconceituoso, ser totalmente ignorado e ignorante abrir a sua enorme boca, que só tem lixo, justificar e se desculpar perante a família e a sua sociedade. E que seja pública a audiência, que não se esconda atrás de seu cinismo ao responder as perguntas como sempre faz quando não tem resposta. É um o despreparado moral, intelectual e socialmente.

  11. Mara Gislaine Kanopf dos santos

    Esse louco passou dos limites.Fora Bolsonaro!Basta de loucura e ignorancia.!

  12. Jose Aguiar

    É os cometidos pelo outro lado também!

  13. Maria das graças de Souza Ferreira

    Doloroso ouvir uma declaração de desrespeito dessa a dor de uma família q tem seu ente querido desaparecido,ainda mais de um chefe de estado. Muito cruel e irresponsável.

  14. Claudia Maria Martins

    E o que adianta todos se indignarem?

  15. Esse é o homem que a maioria dos brasileiros escolheram para nos representar.Que vergonha!

  16. JOÃO VELOSO

    ESTOU TORCENDO QUE ESSE IMPEATMENT SAIA LOGO E QUE ESTE IMBECIL SEJA DESLIGADO DA POLITICA BRASILEIRA PRA NUNCA MAIS VOLTAR. CHEGA DE CAGADA FORA BOZO

  17. Tania Barcelos

    Primeiro ponto. Já foi esclarecido que o terrorista foi executado pelos próprios correligionários. Segundo ponto: espero que a Anistia Internacional investigue também as ações dos grupos guerrilheiros e terroristas do mesmo período e até um pouco antes, já que foram os atos desses grupos os responsáveis pela “ditadura”.

  18. Maraiza Estefânia

    Fico impressionada como ainda há quem defenda esse ser, um ser que não consegue abrir a boca pra falar nada plausível, um ser descaradamente a favor da tortura, um ser que não é nada patriota, ser esse que sai de seu país pra ir comemorar a independência de um outro, um ser que abre a boca e fala que nos Brasil as pessoas não passam fome onde existe milhares de pessoas nos lixões catando algo pra comer e dar de comer aos seus, um ser que abre a boca pra ferir um filho que vive a dor pela perda do pai de uma forma tão cruel e que milhares de brasileiros sofreram na época da ditadura, onde os que sobreviveram lutam até hoje contra as memórias tristes vividas. Me espanta alguém defender esse inútil presidente.

  19. Não consigo acreditar em tantas ASNEIRAS!!
    Ele não anda PURO, Misericórdia 🙄

  20. Sebastião Ivo sezerino

    O lugar desse imundo é em uma pocilga e não na presidência de um país. Fui torturado barbaramente só porque estudava para padre…

  21. Gorethy Rocha

    É inadmissível que alguém eleito presidente tenha um posicionamento desse tipo em relação às inúmeras atrocidades cometidas na época da Ditadura brasileira. Vários assassinatos cometidos por militares e a culpa colocada nos grupos de residência da época. Vidas foram ceifadas, famílias destruídas e ainda tem quem ache que não há exagero nas palavras desse desequilibrado. Gente, acorda.

  22. Fernando santa cruz foi preso pelo exército e nao por comunistas como disse acima um equivocado leitor , procure saber a respeito antes de destilar ódio e apoio a esse que preside o país

  23. MARA DENISE PITTA BARBOZA

    QUE palhaçada é essa? Os contra Bolsonaro o sintam e o acusam sem provas a todo momento. Então tem q ir todos presos por desacato a autoridade de nosso presidente. As trevas quem apagar a luz. Mas vão cair. Corruptos todos serão aniquilados. De mais a mais foram os próprios colegas deste homem pai do advogado q o mataram. Acorda Brasil q a tortura maior vivemos 16 anos de PT. E este tal era militante comunista e de Lênin… graças a Deus Bolsonaro ganhou e põe a boca no trombone msmo pq não tem rabo preso. E outros presidentes não era como ele pq não tinham esse privilégio de falar oq quer. Pois ouviria os não quer….

Deixe uma resposta