Agentes Comunitários de Saúde: SIMP tem reunião

postado em: Sem categoria | 0

Fonte : Sindicato dos Municipários de Pelotas

A direção do Sindicato dos Municipários e a comissão representativa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) manteve reunião com a representante da Secretaria de Saúde, Ana Costa, na última quinta-feira, tendo sido abordados o E-SUS e o piso salarial dos ACSs.

Relativamente ao E-SUS foi colocado pelos ACSs a dificuldade em manter a qualidade e cumprir com a produtividade exigida. A dificuldade é imposta pela necessidade de preenchimento de formulários que terminam por exigir muito tempo para sua conclusão, dificultando a agilidade nas visitas às famílias.

Sobre o Piso Salarial Nacional dos ACSs foi dado prosseguimento às negociações para sua implementação em Pelotas, tendo a representante da Secretaria de Saúde alegado a necessidade de aguardar o Decreto Federal que regulamente a matéria, o que no entendimento dos servidores não é necessário. Foi solicitada a realização de impacto financeiro por parte da Secretaria de Saúde relativamente ao pagamento do piso, o que segundo Ana Costa será realizado.

Por fim, também foi debatido a retomada da discussão em torno do projeto de lei para fins de pagamento da gratificação do adicional Estratégia de Saúde da Família aos ACSs, projeto este que já havia sido abordado anteriormente, até mesmo com parecer da Procuradoria Geral do Município.

Para dar prosseguimento a reunião, com novas informações a respeito dos três temas, foi agendado novo encontro para o próximo dia 19.

Cópia-de-IMG_0883

Comentários estão fechados.