ADUFPel – Assembleia Geral Extraordinária decide por ações em defesa da carreira docente

postado em: Sem categoria | 0

Fonte : Assessoria ADUFPel

A Assembleia Geral Extraordinária, ocorrida no dia 25/11, na sede da ADUFPel, abordou temas referentes a questões jurídicas e carreira docente, a fim de encaminhar os próximos passos da categoria. Contou com a presença do advogado Eisler Cavada da equipe jurídica da Seção Sindical.

Encaminhamentos

Em primeiro momento, foram aprovadas duas ações judiciais, em substituição processual, que tratam da isenção da contribuição previdenciária sobre o terço de férias e do direito de férias no período de afastamento para qualificação.

Referente à carreira docente foram discutidos aspectos dos processos de progressão ou promoção e a retroatividade dos pagamentos. O tema ganhou relevância após a emissão de portarias reguladoras, aprovadas pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) da UFPel. Tal portaria acarretou em prejuízos para alguns docentes, principalmente àqueles que estão progredindo à classe de Titular. A Assembleia deliberou, então, por buscar uma audiência junto à reitoria da universidade para tratar do tema. Esta discussão também deverá ser levada ao Conselho Universitário (CONSUN), para que sejam tomadas providências.

Informes

Foram comunicadas aos presentes as ações e atividades da ADUFPel em andamento ou que ainda serão realizadas até o final do ano. O professor Giovanni Frizzo falou sobre as temáticas que serão debatidas no XI Encontro da Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN, que se realiza entre os dias 28 e 29 em Santana do Livramento. Já o professor Júlio César Emboava Spanó anunciou a realização da última sessão deste ano do Cine Debate, promovido pelo Grupo de Trabalho sobre História do Movimento Docente (GTHMD) da ADUFPel, que aconteceu no dia 26 de novembro.

54770f7b62d99

Comentários estão fechados.