Acadêmicos de cursos EaD na UCPel integram Projeto de Extensão e realizam visitas técnicas

Quatro acadêmicas do curso de Serviço Social na modalidade a distância da Universidade Católica de Pelotas (EaD/UCPel) buscam complementar a formação com a prática no Projeto de Extensão Relações Étnico-Raciais. Na atividade, as acadêmicas participam de rodas de conversa, leituras de bibliografia e troca de experiências.

O projeto se divide em três frentes: grupo de estudos, organização de eventos e aplicação de oficinas. As estudantes EaD integram a primeira, conforme conta a professora coordenadora do projeto, Carla Ávila. “A maioria da turma EaD é composta por trabalhadores de Pelotas e percebi muita vontade em fazer parte da Universidade”, diz.

Para a estudante Edeniandra Bisso, a prática é capaz de transformar as pessoas e, por isso, escolheu integrar o projeto. Além disso, destaca a bagagem de conhecimento e experiência com os colegas. “Estar junto com pessoas que infelizmente passaram por situações de racismo me faz ver as coisas por outro ângulo”, acredita.

A motivação por aprender mais levou a aluna Cristiane Dutra Fagundes ao projeto, assim como a temática abordada nos encontros. Outro ponto positivo ressaltado são os horários da atividade, realizada entre 18h e 19h. “Consigo conciliar muitas coisas e a estrutura é satisfatória. Após o projeto vou para casa e assisto às aulas, exemplifica.

Segundo a acadêmica Meri Rosa, o projeto complementa a formação na compreensão objetiva dos desafios do assistente social, no diálogo e pensamento crítico. “Procuro conciliar o projeto de extensão com meus estudos por acreditar que me ajuda a entender as dimensões que o curso apresenta”, afirma.

O horário do grupo de estudos foi pensado para oportunizar a participação de alunos EaD e também trabalhadores, de acordo com Carla. Da mesma forma, algumas oficinas devem ser ofertadas aos sábados, visando a inserção e disponibilidade desses acadêmicos.

Visitas técnicas

Estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda a distância realizaram visitas técnicas na RBSTV Pelotas e na Agência Mariachi. Acompanhados pela professora Cristina Porciúncula e por acadêmicos da modalidade presencial e também do curso de Design de Moda, a atividade buscou promover integração e aproximação com o mercado de trabalho.

Durante a ação, os alunos conheceram a estrutura de um veículo de comunicação, atividade profissional e novas tecnologias da área. Após a visita, o grupo fez uma roda de conversa no Museu da Baronesa, na qual os aprendizados foram compartilhados. “A integração entre os cursos também proporciona experiências e olhares diferentes”, pontua Cristina.–

Fonte: UCPEL

Deixe uma resposta