a sociedade é imbecil (por enilton grill)

em tempos onde todos vivem com medo, é bom lembrar paulo freire.

paulo freire, o educador que morreu aprendendo, dizia: «se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. a educação não transforma o mundo. educação muda as pessoas. pessoas transformam o mundo.»

quer dizer, se a sociedade quisesse mesmo algo diferente, poderia começar por exigir uma educação preventiva e constituinte dos cidadãos.

mas não, a sociedade não quer uma educação constituinte dos cidadãos. a sociedade, ou parte dela, por incrível que pareça, quer escola sem partido e com mordaça.

e o que seria a escola sem partido e com mordaça? a escola sem partido e com mordaça é um projeto educacional (sic) da direita que dissemina concepções e práticas preconceituosas, discriminatórias e excludentes.

seus autores, coitados, e também seus defensores, talvez não saibam, mas a exclusão social é uma das principais causas da violência que assola o brasil.

e enquanto a violência grassa e o medo ameaça, a sociedade brasileira se satisfaz assistindo a espetacularização da criminalidade através de programas policialescos que legitimam a barbárie.

mas por que a sociedade, em vez de se deliciar com a crueldade cotidiana, não trata de exigir melhor qualidade na educação, entendida como formação integral do homem, como queria paulo freire?

porque a sociedade é imbecil.
e olha que estou sendo gentil.

Fonte: Eniton Grill é colunista do Site da RádioCom

Deixe uma resposta