a rebelião das massas (por enilton grill)

postado em: Colunistas, Mídia, Milicias, Política | 0

«a rebelião das massas», livro de ortega y gasset*, começou a ser publicado em 1926 num jornal madrilenho (el sol). o livro é dividido em duas partes: a) a rebelião das massas

b) quem manda no mundo?

a obra retrata as grandes transformações do século 20, especialmente na europa, com ênfase no processo histórico de crescimento das massas urbanas.

o conceito de rebelião no título da obra não é contra políticos, mas contra o homem vulgar, contra o «homem-massa».e quem é o «homem-massa»?

sob o ponto de vista de ortega y gasset, o «homem-massa» é aquele que “não se preocupa com nada além de seu bem-estar”, ou seja, está encantado consigo mesmo.

em outras palavras, o homem massa é aquele que odeia mortalmente tudo que dele se difere, cuja segurança provém em reproduzir pensamentos alheios e cujo conforto é guarnecido pela isenção de sua própria responsabilidade.somos livres na medida em que não nos deixamos enganar por nós mesmos, por nossos pretextos ou por nossos instintos. somos livres pela crítica e pela energia, pela força com que negamos as pressões internas ou externas que pretendem dirigir-nos. só assim dispomos do exercício da razão e tomamos consciência de que, com a ação e o trabalho, podemos transformar a natureza e os homens.

esse é o sentido da mais famosa máxima de ortega y gasset: «o homem é o homem e a sua circunstância». para ele, não é possível considerar o ser humano como sujeito ativo sem levar em conta simultaneamente tudo o que o circunda, a começar pelo próprio corpo e chegando até o contexto histórico em que se insere. a educação vira um instrumento para que cada um possa conscientizar-se de sua circunstância, relacionar-se com ela e superá-la. «se não a salvo, não me salvo eu», conclui o filósofo espanhol.

e quem manda no mundo? as grandes corporações e os grandes meios de comunicação. isso todo mundo sabe. só quem não sabe é o “homem massa”. e quem é o «homem massa»? é a massa de manobra das grandes corporações e dos grandes meios de comunicação. 

e o idiota do bolsonaro diz que os estudantes são massa de manobra do pt. nem sei o que dizer… se algum repórter perguntasse para ele, o que é massa de manobra, será que ele saberia responder? e ortega y gasset? é um comunista… acho que ele ia responder. e os idiotas dos bolsominions, claro, iam acreditar.

.

.

.

.

* josé ortega y gasset (1883-1955), filósofo espanhol, tinha uma concepção dinâmica do mundo e da vida humana, além da ambição de revolucionar a tradição filosófica. por outro lado, sua doutrina social propõe uma organização política de molde aristocrático e se baseia numa avaliação cética das possibilidades do homem comum. no brasil, seu pensamento foi e continua sendo muito influente, em especial nos meios conservadores.

Fonte: Enilton Grill – Colunista da RádioCom

Deixe uma resposta