Covid-19: Ômicron já foi detectada em 17 países

postado em: Coronavirus | 0

A nova cepa do coronavírus, a ômicron, identificada na África do Sul, já foi detectada em pelo menos 17 países, 11 deles apenas na Europa, que já enfrentava uma piora da pandemia de Covid-19 mesmo antes do surgimento da variante.

No Brasil, ainda não há registros de casos da variante ômicron, no entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) monitora um brasileiro com passagem pela África do Sul que testou positivo para Covid-19 ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Apesar de não ainda haver a confirmação da variante, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) passou a monitorar seis pessoas que também estavam no voo, e foram para o Paraná posteriormente.

A nova linhagem do vírus ainda está sob análises de cientistas de diversos países e pouco se sabe sobre seus efeitos. O que eles querem saber é se ela é mais transmissível, resistente às vacinas ou mais letal. A ômicron foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 24 de novembro.

Após a descoberta da ômicron, que apresenta mais de 30 mutações na proteína usada pelo vírus para entrar nas células humanas, o debate sobre a desigualdade vacinal veio novamente à tona. De acordo com dados da OMS, até o final de novembro, os países pobres só haviam conseguido vacinar 3% de suas populações com duas doses. Enquanto isso, 60% dos habitantes das nações com alta renda tinham completado o esquema vacinal.

No Japão, as autoridades de saúde confirmaram o primeiro caso da variante Ômicron no país, de acordo com a agência de notícia Kyodo.O ministro da Saúde, Shigeyuki Goto, disse que um viajante vindo da Namíbia testou positivo para a Covid-19 ao chegar no aeroporto.

Bélgica também registrou um caso da nova variante da Covid-19.O caso foi identificado em um viajante que voltava do Egito para a Bélgica no dia 11 de novembro.

Inglaterra detectou três casos da variante ômicron no último domingo (28). As informações foram divulgadas pelo secretário de Saúde do Reino Unido, Sajid Javid.

Nesta segunda (29), a Escócia confirmou seis casos da nova cepa da Covid-19. Os casos escoceses estão nas áreas de Glasgow e Lanarkshire, de acordo com um comunicado à imprensa do governo.

Portugal anunciou, nesta segunda (29), que foram identificados 13 casos da variante Ômicron ligados a um time de futebol de Lisboa. Um dos atletas viajou para a África do Sul recentemente.

Espanha detectou seu primeiro caso da variante Ômicron do coronavírus em um viajante vindo da África do Sul.
A ômicron já teve casos confirmados em:

África do Sul

Alemanha

Austrália

Áustria

Bélgica

Botsuana

Canadá

Dinamarca

Espanha

Holanda

Hong Kong

Israel

Itália

Portugal

Reino Unido

República Tcheca

Suécia

Casos e mortes no Brasil

Em 24 horas, o Brasil registrou 114 mortes por Covid-19, totalizando 614.428 óbitos desde o início da pandemia.

No mesmo período, foram confirmados4.293 novos casos, totalizando 22.083.034 brasileiros que já tiveram ou têm o novo coronavírus.

Escrito por: Redação CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.