Psicologia da UCPEL amplia atendimento em UBSs de Pelotas

postado em: Educação, Local | 0

Desde 2005 as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)fazem parte dos cenários das práticas dos alunos do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas(UCPel). As UBSs Fátima e Pestano foram as primeiras a receber o serviço prestado pelos alunos da Católica, mas agora a rede de atendimento foi ampliada. As unidades Sanga Funda e Py Crespo também passaram a contar com a prática da Psicologia.

A proposta de ampliar a presença dos alunos da UCPel nas UBSs administradas pela universidade foi iniciada em 2019, mas devido a pandemia do coronavírus, só está sendo concretizada agora, em 2021. De acordo com a coordenadora do curso, professora Andrea Wagner, as atividades realizadas junto ao público das unidades são curriculares, relacionadas a estágios básicos e específicos.

A procura por acompanhamento psicológico pelos moradores dos territórios abrangidos pelas duas UBSs motivou a presença dos alunos da Católica. “O estágio foi ampliado, por considerarmos que há muita demanda da psicologia nos locais. As atividades em UBS são voltadas ao atendimento em Atenção Primária em Saúde, com o objetivo de acolher, orientar e promover melhor qualidade de vida às pessoas, havendo promoção em saúde mental”, explicou a professora.

Deixe uma resposta