Vereadora Laura Sito é primeira negra a presidir sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre

postado em: Câmara de Vereadores | 0

A vereadora Laura Sito (PT) torno-se a primeira mulher negra a assumir a Câmara de Vereadores da capital gaúcha nesta quarta-feira (15). Terceira secretária da Mesa Diretora da Casa, ela comandou a sessão em substituição ao presidente Márcio Bins Ely (PDT).

“Uma mulher negra sentada na cadeira da presidência da Casa é ver a comunidade negra de nossa cidade ali representada. Alegria partilhar isso com a primeira bancada negra da Câmara”, escreveu a parlamentar em sua rede social. 

Laura Sito é integrante da primeira bancada negra da história da Câmara Vereadora da Capital, juntamente com as vereadoras Karen Santos (PSOL), Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB) e Matheus Gomes (PSOL). Essa é a legislatura com o maior número de parlamentares negros e de mulheres negras em Porto Alegre. 

Antes das atuais parlamentares, apenas uma mulher negra havia ocupado uma cadeira na Câmara como titular. Foi Teresa Franco, mulher periférica, conhecida como Nega Diaba, entre 1997 e 2000, pelo PTB.

Na legislatura passada, Karen Santos (PSOL), que havia sido eleita a primeira suplente do seu partido, assumiu também um mandato após a saída de Fernanda Melchionna para o cargo de deputada federal.

Além das felicitações dos colegas que formam o bloco de oposição, a vereadora foi saudada pelos vereadores Cláudio Janta (Solidariedade) e pela ex-presidente da Casa, Mônica Leal (PP), que afirmou ser sempre muito bom ver uma mulher no comando da sessão.

“É uma honra estar hoje, nessa Tribuna, sendo presidido pela primeira negra a estar dirigindo uma sessão na Câmara”, parabenizou Janta. 

*Com informações do Sul 21 e Correio do Povo

Edição NPJ

Deixe uma resposta