Medidas de prevenção e combate à violência contra a mulher crescem no RS

postado em: Feminismo, Mulheres | 0

Na manhã desta quarta-feira (25), o deputado estadual Fernando Marroni (PT) esteve presente na cerimônia de inauguração da Sala das Margaridas de Ibirubá, a convite da Delegada de Polícia Nadine Tagliari Farias Anflor, Chefe de Polícia do Estado. A sala se tornou a 41ª unidade do projeto da Polícia Civil no estado do Rio Grande do Sul. As Salas das Margaridas são espaços de acolhimento especializado para o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Nesses espaços as mulheres encontram privacidade e amparo para realizar suas denúncias, além de acesso a informações sobre a lei Maria da Penha.

Para o deputado Marroni (PT), essa iniciativa é muito importante para que as mulheres se sintam mais seguras ao procurar ajuda, já que tanto o ambiente quanto os profissionais foram preparados para receber e encorajar as mulheres no processo de rompimento do ciclo da violência. “Esse tipo de ambiente tira o peso, a intimidação e a movimentação comuns de uma delegacia, isso pode fazer toda a diferença para a mulher que está fragilizada e precisa de um acolhimento especial”, disse o deputado.

Além das políticas públicas de atendimento às mulheres vítimas de violência, Marroni (PT) também acredita que a criação de uma cultura de não violência é a melhor forma de prevenir novos casos. O deputado é autor do Projeto Semana Maria da Penha nas Escolas, que foi aprovado na Assembleia Legislativa no último dia 10. O PL 335/2019 busca estimular reflexões sobre o tema entre adolescentes, jovens, adultos, estudantes e professores, de forma adequada a cada faixa etária, pois esses alunos replicarão os conhecimentos em seus círculos de amizade e em suas famílias, aumentando a corrente de pessoas conscientes de seus direitos e deveres.

Por Maria Lucia Walerko Moreira,

assessora do dep. Fernando Marroni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.