Secretaria da Saúde promove encontro sobre saúde da mulher lésbica

postado em: Saúde | 0

A Secretaria da Saúde (SES), por meio das equipes técnicas de Saúde da Mulher, Saúde LGBT e Saúde do Idoso, promove, na próxima sexta-feira (27/8), às 10h, o encontro virtual Educação Permanente: Saúde e Sexualidade da Mulher Lésbica, com as presenças de Manoela Madeiros, ativista da ONG Somos, e de Ana Carolina Silveira, psicóloga do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O encontro é em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, 29/8, e destinado a profissionais de saúde. Tem por objetivo debater e refletir sobre acolhimento, prevenção e promoção da saúde e da sexualidade das mulheres lésbicas nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). As convidadas irão abordar temáticas como o acesso aos serviços de saúde e as perspectivas da saúde das mulheres lésbicas em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde, do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde/SES-RS, Jéssica Rosa, explica que “essa população de mulheres enfrenta um processo histórico de invisibilidade que pode interferir no acesso aos serviços de saúde”. Jéssica entende que “para a realização do acolhimento integral, é importante que as mulheres possam conversar abertamente sobre sua sexualidade sem estigmas ou preconceitos. Para isso, é importante que o profissional de saúde pergunte sobre a orientação sexual e identidade de gênero sem pressuposições”.

Jéssica destaca que os serviços de saúde devem qualificar o acompanhamento dos exames prevenção ao colo de útero, de mama e endotélio e de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). “Um atendimento integral deve abordar questões de saúde sexual, saúde reprodutiva e saúde mental, além de outras demandas trazidas pelas usuárias”, explica.

O evento ocorrerá pela plataforma Cisco Webex através do link https://rsgov.webex.com/meet/equidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.