Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira em São Paulo

Na noite de quinta-feira (29), um incêndio atingiu um depósito da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo. Os bombeiros, que receberam o alerta de fogo por volta das 18h00 de ontem (29), já conseguiram controlar as chamas. Não foram registradas vítimas. A Secretaria Especial de Cultura, responsável pela gestão do órgão, disse que “lamenta profundamente e acompanha de perto o incêndio que atinge um galpão da Cinemateca Brasileira”.

A Polícia Federal foi pedida a apurar as causas do incidente. Conforme informações preliminares, o fogo foi provocado durante a manutenção do ar condicionado em uma das salas do edifício, por empresa terceirizada, de acordo com o jornal Folha de São Paulo. Segundo a mídia, o Ministério Público Federal alertou várias vezes sobre o risco de incêndio na Cinemateca desde julho de 2020, “principalmente em relação aos filmes de nitrato”.

Entretanto, o secretário especial de Cultura, Mario Frias, e seu braço direito, André Porciuncula, da secretaria responsável pela administração da Cinemateca, participam da Conferência dos Ministros da Cultura do G20. Até o momento, eles não comentaram o incêndio.

Fonte: Sputnik News

Imagem: Sputink News

Deixe uma resposta