Um vídeo publicado recentemente nas redes sociais pelo médico Delano Santiago Pacheco dá informação falsa, explicam os especialistas do Projeto Comprova, citadospelo Correio Braziliense, nesta quinta-feira (22). No vídeo, compartilhado também por outros perfis, como o da ex-deputada federal do Rio de Janeiro Cristiane Brasil, o médico associa o resultado de um teste de anticorpos neutralizantes à eficácia da vacina CoronaVac.
Ele foi vacinado com duas doses da vacina e, ao fazer testes sorológicos, não apresentou anticorpos neutralizantes suficientes contra o SARS-CoV-2. No entanto, conforme explicação da imunologista Anna Castelo Branco, o exame sorológico mostra apenas se a pessoa teve contato com o coronavírus, e não indica a existência ou não de imunidade contra a infecção.
Os anticorpos são só uma das defesas ativadas após a vacinação e ainda não é certo qual o nível de anticorpos que pode garantir proteção. Entretanto, o Brasil confirmou mais 1.444 mortes e 49.603 casos de COVID-19, totalizando 547.134 óbitos e 19.524.092 diagnósticos da doença, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.
Fonte: Sputnik News
Imagem: Sputnik News
Deixe um comentário