28 de junho: celebre a diversidade e exija o fim da discriminação contra os LGBTQIA+

Neste dia 28 junho celebra-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data marca um episódio ocorrido em 1969, em Nova York, quando frequentadores do bar Stonewall Inn reagiram a uma série de batidas policiais violentas, realizadas com frequência no local e sempre motivadas pela intolerância. O levante contra a perseguição policial às pessoas LGBTIQIA+ durou mais de duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização da primeira Parada LGBTQIA+ dos Estados Unidos, realizada em 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio.

O movimento sindical bancário, enquanto entidade cidadã, tem na diversidade e na igualdade de oportunidades dois dos seus principais pilares de atuação. Desde 2009, três anos antes do STF dar parecer favorável a união estável entre casais homoafetivos, a categoria bancária já contava com uma cláusula na sua Convenção Coletiva de Trabalho que garante direitos iguais para o parceiro homoafetivo. 

Stonewall: Onde o Orgulho Começou

Um dos filmes que narra a revolta de Stonewall é o longa-metragem Stonewall: Onde o Orgulho Começou, lançado em 2015. Dirigido por Roland Emmerich, o filme conta com Jeremy Irvine, Jonny Beauchamp e Jonathan Rhys Meyers no elenco.

Confira abaixo o trailler de Stonewall: Onde o Orgulho Começou:

Fonte: Redação Spbancários , com edição SEEB Pelotas e Região

Imagem: Canva PRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.