“A Prefeita de Pelotas perdeu o controle da Pandemia”, critica Presidenta do Sindicato da Saúde, Bianca D’Carla

A situação da crise sanitária, em Pelotas, se agrava a cada dia. Somente na tarde de ontem, quarta-feira (25), mais 204 novos casos de Covid-19 foram confirmados no município – o maior número, diário, desde o início da Pandemia. O total de infectados já chega a 8.190, mas ainda estão sendo aguardados os resultados de outros 848 exames, conforme informações repassadas pela Prefeitura. 

Falhas decisivas

Em meio à esse cenário caótico, as falhas na gestão da crise tem se mostrado cruciais. Conforme relatou a Presidenta do Sindicato da Saúde, Bianca D’Carla, a falta de profissionais, de equipamentos de proteção adequados e até de leitos de UTI, em Pelotas, é o resultado dos erros cometidos pela Prefeitura. 

“Nós temos, hoje, uma Prefeita que não senta para dialogar com as pessoas que representam os trabalhadores da área da saúde e uma secretária que desorganizou a estrutura sanitária do nosso município”, critica Bianca, ao lembrar que muitas pessoas têm reclamado por não estar conseguindo nem mesmo agendar exames, ao ligar para a Vigilância Epidemiológica. 

Linha de frente

Os trabalhadores que estão na linha de frente acabam sofrendo as consequências da má gestão da crise sanitária, mas, esse problema se agrava, na medida em que grande parte da população de Pelotas tem sido irresponsável ao cuidar não só de si, mas, também, dos outros. “É preciso que os pelotenses tenham consciência do que está acontecendo. Se a gente tivesse mantido a linha do distanciamento, obedecendo os padrões sanitários pra que o vírus não se disseminasse, nessa proporção de hoje, seria outra realidade, mas, diante do atual quadro, em menos de 10 dias, provavelmente, teremos que fechar tudo”, avalia Bianca. 

Para a Presidenta do Sindicato da Saúde, não houve competência do governo municipal em centralizar o atendimento, mesmo recebendo recursos para gerenciar melhor a crise. “A prefeita Paula perdeu o controle da pandemia. Fechou um hospital de campanha, que teve o custo de R$ 411 mil reais, jogando o dinheiro da população fora. Além disso, a secretária de saúde não sabe o que está fazendo, porque, se soubesse, teria testado todos os profissionais da saúde e fechado um convênio com a UFPel, que disponibiliza mais de 200 exames por dia”, ressalta. 

Falta de empatia

Ao comentar a situação dramática, vivenciada pelos profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente, Bianca criticou a falta de empatia das pessoas que, hoje, frequentam os barzinhos da cidade e vão para a praia do Laranjal, aos domingos, com seus filhos, gerando aglomerações em praças.

“Qualquer trabalhador que venha a se infectar, em Pelotas, terá o direito de parar e se recuperar, mas, nós, profissionais da saúde, vamos infectar a nossa família e morrer trabalhando”, denuncia Bianca, ao relatar o sofrimento desses profissionais que precisam trabalhar de fralda, só podendo trocá-la, a cada 6h, devido ao risco de contágio, enquanto algumas pessoas vão para o centro da cidade passear, muitas vezes sem nem mesmo fazer o uso de máscaras. 

Fonte Seeb Pelotas – por Eduardo Menezes

Imagem: Seeb Pelotas

19 Respostas

  1. Rita de Cassia coimbra

    É verdade e nós formandas em tecnico em enfermagem. Não podemos fazer nada pq não nos liberam para trabalha estamos formadas só cumprindo horas a ver. Vamos para postos para não fazer nada ,ok Mas escolhemos cuidar escolhemos está profissão temos que nos cuidar sim ,o que não aceito é ficar impotente só olhando….

  2. Não creio que a culpa seja dos governantes, e sim do povo sem noção. Mesmo sem precisar saem a fazer Turismo pela cidade .

  3. A ganância e a ignorância de um povo que está nos levando a essa situação…Pois a pressão dos empresários que precissam faturar estão nos levando a perder o controle…o povo em sua ignorância na hora que vai comprar a ração para os seus estimáveis animaizinhos….esquece que alguém precisa produzi-la….

  4. Flávio Mattos cardoso

    Pobre Brasil, povo sem respeito, parece que com essa crise só quem lucra e a previdência pois vai morrer todos os aposentados, somos chamados de maricas pelo presidente e ninguém protesta, e ainda pode ter outro mandato.

  5. JULIO CESAR CRUZ FERNANDES

    Essa crítica está sobrecarregada de politicagem,pois bem agora acham ruim??

  6. JULIO CESAR CRUZ FERNANDES

    Essa crítica está sobrecarregada de politicagem,pois bem agora acham tudo ruim??? Os cidadãos também devem fazer o isolamento.

  7. Melaine costa Mazon

    a população se aglomera também por culpa da prefeita que criou uma.falsa sensação de normalidade ao liberar tudo e fazer estardalhaço nas campanhas políticas

  8. Nuria Carper Castilhos

    E é essa gestão que querem de novo, sabemos que quem quer que vá entrar vai ter dificuldade de reestruturar e governar a cidade, ainda mais diante de uma situação atípica como a pandemia, mas persistir no mesmo erro por favor, já estamos sem controle a horas mas a eleição chegou para curar tudo, então, agora é rezar e seja o que Deus quiser!

  9. Maria Zila Freitas

    É isso aí Bianca ,falou tudo ! Se tivéssemos as autoridades com esse pensamento, com certeza as coisas não teriam chegado a esse ponto lamentável !

  10. Nadia Naira Moura Gularte dos Reis

    Me formei pelo Senac pelotas como técnica de enfermagem , e nunca tive a oportunidade de trabalhar como eu gostaria , para salvar vidas , estou formada a 3 anos , e estou com 56 anos , e converso com outras colegas e que estão trabalhando elas dizem que as instituições estão precisando e contratando.
    Mais realmente estão tirando os enfermeiros de um lados para outro lado , e nossos currículos s experiência nunca vão chamar , é uma vergonha o que está acontecendo.
    Tem muita panelinha dentro destes , hospital , como sempre é o que vale QI , tem preferência por indicação.
    Assim quem precisa de cuidado e descansar , que é o pessoal da linha de frente também.
    Estes vão para só quando for dia de feria
    Pelotas era para estar em Bandeira preta.
    Mais esperamos que a prefeita coloque mesmo . Pois vermelha é só na cor , está tudo circulando normal liberado.

    Vergonha total , e desrespeito com os que se cuidam .

  11. Eleuza Schiavon

    Só Pelotas? ou será que Pelotas contaminou o Estado inteiro?

  12. Ana Maria Silveira Fagundes

    Como assim? @Rita de Cassia
    Cumprindo horas, só olhando… Não te entendi.

  13. Ainda bem você mesma enfatizou airresponsabilidade do povo pelotens porem nao somos uma excesso pois todas as cidades rio grande do sul estáo na mesma situação vamos assumir nossa culpa junto com os gestores.

  14. Concordo plenamente … infelizmente ainda tem pessoas que estão brincando com suas vidas e com pessoas próximas ao seu redor sem nenhum sensso de empatia e de amor ao próximo se não fizermos nossa parte enquanto a tempo depois o estrago se tornará maior a pandemia não acabou talvez ela esteja apenas começando se não nos portamos como pessoas maduras e fazermos nossa parte.

  15. Regina Silva

    Temos que fazer a nossa parte. Não trabalha mas vai para a avenida a noite precisa a polícia ir pedir para as pessoas colocarem máscaras e.voltarem para suas casas. Por.favor tenham consciência do perigo: já pensou aquele tubo na garganta por uma semana, depois fica 90 dias com dores na garganta não consegue engolir .

  16. Vanderlei Rocha de Vargas

    A culpa é da população pois estão indo festas sem o mínimo de responsabilidade e agora é fácil responsabilizar os gestores.
    A a consciência tem que partir de nós o povo pois como poderemos sobreviver sem as atividades econômicas outra coisa está situação é no mundo e não só em Pelotas é fácil culpar a prefeita….

  17. Valéria Maria Nunes Bender

    A culpa é de muita gente ,o povo, na maioria das vezes, foram pra praia, se aglomerando, sem máscara, uma vergonha, Covid nem terminou e já estamos como previsto…no vermelho. Pressão de todos os lados, muita irresponsabilidade, a saúde sempre foi precária. Morei em periferia e continua a mesma coisa de 20 anos atrás. Para mim o principal responsável é o Presidente atual. Irresponsável, debochado, e o povo, ao invés de tira- lo do poder, fica fazendo festa!!!! Perdi pessoas que amo com Covid, e a saúde fez tudo que pode. Quanto ao pronto socorro, sempre foi assim…uma porcaria, onde presos são atendidos em primeiro lugar.

  18. Isso é formação cascata,as pessoas não aguentam mais ficarem presas em casa,aumentou o número de separaçao,violência entre casais,crianças com problemas psicológicos e ansiedade,Tá um caos por isso não podemos julgar não sabemos como cada um vive,Todos sabem como esta a saúde mais mesmo assim se arriscam porque já não conseguem mais ficar presos.

  19. Culpa é do povo que não fica em casa…

Deixe uma resposta