Prefeitura de Pelotas falha no combate ao coronavírus e crise sanitária se agrava

Bancos, lojas e até farmácias têm apresentado casos positivos de Covid-19, nos últimos dias, quando a Pandemia acelerou, em Pelotas, aumentando vertiginosamente o número de pessoas infectadas por toda a cidade. A Prefeitura, no entanto, se mostra apática diante da piora do quadro no município. As medidas que estão sendo adotadas, desde ontem, terça-feira (17), revelam as falhas do Governo Paula (PSDB) e se mostram insuficientes diante das inúmeras denúncias que têm tomado conta das redes sociais, em algumas páginas que prestam serviço comunitário, como o SOS Laranjal e o Arrepia Pelotas.

Caos no atendimento à população

Desde o início desta semana, nas duas Páginas Comunitárias, que estão entre as que possuem mais acesso entre a comunidade pelotense, foram divulgadas denúncias, inclusive com algumas imagens, do resultado da interrupção do atendimento de pacientes com sintomas gripais na Unidade de Pronto Atendimento localizada no bairro Areal (UPA Areal). Em vista do cenário atual, em que suspeitos de Covid-19 e seus familiares esperam atendimento junto aos positivados, no Centro COVID, localizado na Avenida Bento Gonçalves, a Prefeitura informou, ontem, terça-feira (17), que a UPA Areal voltará a receber os casos de sintomas gripais.

Os erros estratégicos cometidos pela Prefeitura não são recentes, mas se acentuaram durante o período eleitoral, quando a prioridade parece ter se voltado apenas a atender os interesses do comércio local, já que, ainda em outubro, na data comercial do dia das crianças, foi autorizado o funcionamento do comércio mesmo durante o feriado. O resultado da flexibilização das medidas de segurança e da falta de uma fiscalização efetiva têm se revelado pelos números. 

Aumento da contaminação

Neste início da segunda quinzena de novembro, já são 7.129 casos registrados e 167 óbitos. Somente na terça-feira (17) foram registrados mais 103 casos e um óbito. O aumento no número de positivados e de mortes, preocupa. Em seu site oficial, a própria Prefeitura reconhece que está voltando atrás na decisão, equivocada, sobre a UPA Areal, após constatar um acréscimo de 58% tanto no número de casos confirmados quanto de internações, em menos de 10 dias. 

A gestão da crise sanitária, em Pelotas, já foi alvo de crítica de pesquisadores da UFPel, mas a própria população de Pelotas tem se dado por conta que não há segurança nas medidas de contenção da doença, com o aumento das reclamações registradas junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Fonte: Seeb Pelotas

Imagens: Reprodução SOS Laranjal / Arte: Seeb Pelotas

14 Respostas

  1. A prefeita pode ter falhado, mas está povo pra achar que o vírus ACABOU, é festas avenidas cheias praias tudo Retosando.
    Por mim pode liberar tudo só saio para trabalhar e me cuido muito.
    Só pela vacina….

  2. Agora é falha da prefeita quando ela queria frear esse povo sem noção que sai todos os fins de semana para dar bandinha nas praias e batendo perna nas lojas ninguém quis saber só queriam queimar a prefeita agora aguentem o repucho ,vai morrer muitas pessoas inocentes que estavam em casa que fulano que saiu para a praia e o barzinho levou para o vô, vó,pai e mãe .😷😥😕

  3. Jane Figueiredo

    A Prefeita obriga essa gente sem cérebro a se amontoar nas festas. Já vi até festa de criança em salão de festas. O povo é que está de palhaçada.

  4. Esse e o resultado de tira a população pras ruas liberando tudo irresponsável esse governo

  5. A gestão de uma crise sanitária é do governo sim, ela flexibilizou tudo e agora estamos colhendo o resultado, deixar a saúde pública nas mãos da população é de uma irresponsabilidade sem tamanho.

  6. PELOTAS, já realizou + de 48.500 testes! O nº de casos ativos de covid é em torno de 1600, sendo 167 óbitos. Há outros municípios em pior situação e daí sim se enquadrariam nessa postagem. Canoas, por exemplo, possui 340 óbitos (caso + crítico que Pelotas)! Cidades menores como Santa Maria e Passo Fundo, ultrapassaram a marca de 7 mil pacientes com Covid. Passo Fundo (204 mil habitantes) contabiliza 178 óbitos (nº maior do que o registrado em Pel, 3ª maior cidade do RS)!
    A prefeita Paula foi a + votada no 1º turno e graças a parceria com o governo do estado, em breve, surgirá um Complexo Hospitalar (capacidade de atendimento para 1 milhão de pessoas)!

  7. Essa merda de prefeita liberou casas noturnas etc…e estando liberaso, infelizmente o povo vai, o povo indo aumentou, e uns vão pagar pelos outros qdo precisarem de atendimento, por essa rica prefeita liberar tudo pela reeleição.

  8. Se o ser humano estivesse preocupado com seu semelhante, não fariam esse aglomeros; campanha politica poderia ser feita pelas redes sócias, bolsonaro se elegeu pelas redes sóciais, a maioria dos pais criam os filhos fazendo tudo que é vontade, agora eles só querem festa e nem tão pra pais e avós, depois vem prejudicar quem precisa trabalhar.

  9. Jerri Zanusso

    EM TODO o país optou-se por seguir com as eleições. Afinal existe algo mais “importante do que política e futebol”? Esta decisão também serviu para contentar os comerciários e boa parte da população, que já saturou de ficar reclusa, assim optou-se por ceder e liberar a abertura de tudo. Só que a maioria do povo não segue as recomendações de distanciamento, uso de máscara, etc. Basta sair às ruas e olhar ao redor… Só falta alguém escrever que se aumentar a taxa de natalidade em Pelotas, a culpa TAMBÉM é da prefeita!
    Não entendo esse povo… Ela foi criticada pelos demais candidatos pelas “Duras medidas restritivas”…. agora ela é culpada por afrouxar… Afinal, ela é dureza ou moleza???

  10. Tomara que fechem tudo mesmo , bando de ignorante esse povo pelotense , ninguém se cuida , aglomeração é o que mais tem .. pessoal só quer festa , trago e putaria !! Quero ver agora esse bando de hipócrita reclamar da prefeita !! Fecha tudo ! Ai a prefeita vai ser ruim !
    Moro na praia e aos finais de semana é um tumulto , a prefeita tb tem sua parcela de culpa sim , não pode dar arrego pra esse nosso povo ! São tudo burro .

  11. Cristina Rodrigues couto

    Sei que vai ser dificil pra muita gente a fauta de emprego mas acredito k tem que parar tudo bares aberto somente com entregas sem aglomeração nao existe todos k estao ali consumindo vao au banheiro transitam no local absurdo o povo sabendo k vai até esse horário óbvio que vao ir

  12. A prefeitura falha??? Nao .A prefeitura senao abrisse as lojas seria julgada pela pobreza das pessoas. Agora ir pra rua. Ir fazer ajuntamento; aglomeracao.fumar no calcadao tomar sorvete no calcadao.andar sem mascara..Isso nao e falha da Prefeitura. Isso e pura irresponsabilidade do Povo. Povo egoista. Povo sem noção. Aquela palavra BONITA que usam muito.EMPATIA que é se colocar no lugar do outro. Pura falsidade. Ninguem se põem no lugar do outro. É muito egoísmo. Porque se pôr no lugar do outro .se o que querem e ir pra rua. Ir dancar.E o resto pouco importa.

  13. Reduziu o horario do comercio, reduziu a circulação de ônibus. Isso dispersa ou aglomera pessoas?
    Liberamos atividades de festas. Não conseguiu fiscalizar… pois todo fim de semana as pessoas se aglomeraram em pontos da cidade.

    A CULPA nunca sera de uma pessoa só. Ou so do governo. Há parcelas de culpa. Cuja sociedade tambem esta incluída.

    O que muda é a dimensão que cada um tem na tomada de decisões. E o que isso impacta e afeta em numero de pessoas.

    Mas o fato é que Pelotas nao acertou, numeros dipararam e as mortes nao param de aumentar.

    Ps. Nem vou falar da campanha eleitoral.

  14. Regina Helena Lokschin

    Sou a favor de fechar tudo em Pelotas, fazer de novo lockdown de 1 mês, eu sabia que isso iria acontecer , pois tenho irmão e sobrinhos médicos, é fica acompanha de pertinho sobre esse virus; só quem tem pessoas próximas na área da saúde sabe o risco que todos nós corremos e ainda vai piorar..lamentável, meu sobrinho médico intensificará teve em POA, está curado amém.

Deixe uma resposta