Themis vence prêmio internacional de tecnologia com aplicativo voltado para trabalhadoras domésticas

A organização Themis – Gênero Justiça Direitos Humanos venceu, nesta sexta-feira (7), o prêmio Equals in Tech Awards, uma das principais premiações internacionais para projetos de tecnologia que visam reduzir a desigualdade entre homens e mulheres. A Themis foi premiada por conta do aplicativo Laudelina, desenvolvido em parceria com a Fenatrad, que é voltado para trabalhadoras domésticas, contendo informações sobre os direitos da categoria, possibilitando a criação de rede e a realização de denúncias.

“Para nós, é uma celebração para todas as trabalhadoras domésticas do mundo, que hoje representam cerca de 67 milhões de pessoas, muitas delas mulheres trabalhando sob condições muito precárias”, afirmou a conselheira da Themis Denise Dora durante a cerimônia de premiação, que ocorreu de maneira online, transmitida desde Genebra, na Suíça.

Para a diretora executiva da Themis, Márcia Soares, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela organização ao longo da última década: “O aplicativo Laudelina é um dos resultados de nossos esforços para ampliar o acesso das mulheres à justiça, através da tecnologia. É um importante passo para que outros parceiros se somem à Themis nessa iniciativa e possibilitem a ampliação e a multiplicação dessa importante ferramenta”.

A Themis foi eleita vencedora na categoria ‘Acesso – Melhorando o acesso, a conectividade e a segurança de mulheres e meninas à tecnologia digital’ (em tradução livre) e foi a única do Brasil a conquistar a premiação. Os outros vencedores são da Arábia Saudita, do Camboja, da Nigéria e da Rússia. No total, 340 iniciativas de 70 países se inscreveram para o prêmio, que conta com outras quatro categorias.

O prêmio é oferecido por uma coalizão formada por instituições como ONU Mulheres, ITU (a agência de telecomunicações da ONU), GSMA (que representa operadoras e companhias de telefonia móvel ao redor do mundo), Universidade das Nações Unidas e Centro de Comércio Internacional (ITC – International Trade Center).

Laudelina

O Laudelina é um aplicativo que permite às trabalhadoras domésticas conhecerem os direitos da categoria de maneira fácil, rápida e prática. Entre as funcionalidades, a ferramenta oferece um guia com perguntas e respostas sobre direitos trabalhistas e uma ferramenta para o cálculo de salário, férias e rescisões de contrato. Também é possível acessar a lista de todos os sindicatos da categoria no país e realizar denúncias.

Além disso, o app possibilita a criação de grupos de contatos de trabalhadoras domésticas de uma mesma região, o que possibilita a troca de informações e a criação e o fortalecimento de uma rede de apoio. A ferramenta foi desenvolvida pela Themis em parceria com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

Fonte: Sul 21 Com informações da Themis

Deixe uma resposta