Eleição do ANDES-SN começa em 3 de novembro: saiba como votar

postado em: Sem categoria | 0

A pandemia do novo coronavírus impôs a necessidade de evitar ao máximo as atividades presenciais e manter o isolamento e distanciamento social. Diante dessa nova realidade, a votação para eleger a nova diretoria do ANDES-Sindicato Nacional dessa vez será telepresencial. 

A decisão pelo pleito nesse formato ocorreu durante o 9º Conad Extraordinário, que contou com a participação de docentes de 70 seções sindicais. Com base nas deliberações, a Comissão Eleitoral Central (CEC) definiu as datas da votação e contratou uma empresa especializada para executar as eleições. 

A votação acontecerá de 3 a 6 de novembro e poderão votar todos e todas que tenham se sindicalizado até 3 de agosto deste ano e estejam em dia com a entidade. As salas virtuais de votação funcionarão das 9h às 21h, nos quatro dias de eleição.

Como será a votação?

A CEC solicitou, a todas as seções sindicais, os dados das fichas de filiações dos docentes. Com essas informações, serão criadas as mesas virtuais de identificação, que contarão com dois mesários – presidente e secretário – indicados pelas comissões eleitorais locais de cada seção sindical e mais dois fiscais, um de cada chapa.

Aqueles docentes que são sindicalizados e aptos a votar, mas que as seções sindicais não tenham enviado os dados ou que, em processos anteriores, votaram pelas secretarias regionais, também poderão participar da votação.

Os votantes cadastrados no sistema devem acessar a página das eleições do ANDES-SN (acesse aqui). Ao digitar o seu CPF no campo solicitado, será direcionado à mesa virtual telepresencial de identificação, na qual está cadastrado. 

Antes de acessar a mesa de identificação, o docente terá que ter o Zoom instalado no seu computador ou celular. No celular, procure na loja de aplicativos por “Zoom” e faça o download. Pelo computador, entre em https://zoom.us/download e clique em “Fazer download”. Após instalar, não será necessária mais nenhuma ação, pois o sistema destinado ao presidente de mesa, secretários e fiscais irá logar a sala destinada a cada um automaticamente. Acesse o tutorial de como instalar o Zoom aqui

Depois dessa etapa, a pessoa deverá se apresentar através da câmara e do microfone do seu equipamento (computador, celular ou notebook) com um documento de identidade com foto em mãos, para verificação. O presidente da mesa irá confirmar os dados e o e-mail do eleitor e da eleitora, para os quais será enviado o link para votação. Caso prefira receber pelo celular, é possível fornecer o número nesse momento e o link será enviado por mensagem de texto.

Após o envio do link, o docente terá 10 minutos para acessar o sistema de votação e registrar seu voto. Ao concluir o processo, será enviado um comprovante de votação.

Clique aqui para assistir ao tutorial de forma votar pelo computador. 

Caso o professor ou a professora tenha alguma dificuldade e não consiga registrar seu voto neste período de 10 minutos, poderá acessar novamente a mesa virtual e solicitar um novo link. Isso pode ser feito no mesmo dia, ou em outro, desde que durante os dias de eleição. O CPF e o email ou celular dos aptos a votar só serão bloqueados no sistema quando o voto for computado.

Votação pelas Secretarias Regionais

Para aqueles cujas seções sindicais não enviaram as informações para a CEC ou que votam pelas Secretarias Regionais, o processo é semelhante. No entanto, ao acessar o hotsite da eleição, além do CPF, precisarão preencher um formulário com as demais informações. E, na mesa virtual telepresencial de identificação, deverão apresentar um comprovante de sindicalização como, por exemplo, o contracheque com o desconto da mensalidade sindical.

Após a confirmação da identidade e da sindicalização, esses votantes receberão o link para registrar o voto da mesma forma que os demais. A lista de votos em separado será remetida, ao final de cada dia, para as Comissões Eleitorais Locais (CEL) de cada seção sindical para validarem ou não, a depender da situação. Caso o voto seja validado, será imediatamente computado após confirmação da CEL.

Suporte

A empresa Pandora, responsável pelo processo de votação, irá oferecer suporte tecnológico, através de robôs, para auxiliar os votantes com dificuldades. O docente poderá, também, entrar em contato com representantes da sua comissão eleitoral local ou da sua seção sindical. A presidente da ADUFPel, Celeste Pereira, estará disponível para auxiliar aqueles e aquelas que enfrentarem dificuldades durante o processo. Basta entrar em contato através do número (53) 98405-3727

Quando sairá o resultado?

A computação dos votos será no dia 6 de novembro, a partir das 22h. O resultado preliminar será divulgado assim que concluído o processo de apuração, pois as chapas poderão apresentar recursos até 24 horas após a divulgação do resultado, a contar do momento em que for concluída a computação dos votos. A divulgação oficial dos resultados será feita no dia 10 de novembro. A chapa eleita será empossada em dezembro, durante o 10º Conad Extraordinário, que ainda será convocado.

Saiba mais sobre as chapas aqui

Fonte: ANDES-SN com edição e inclusão de informações de Assessoria ADUFPel

Deixe uma resposta