Segundo Turno da Consulta Informal para Reitoria da UFPel será nos dias 14 e 15

Falta menos de uma semana para o segundo turno da Consulta Informal para Reitoria da UFPel entre a chapa 1 (UFPel Diversa) e 2 (UFPel Mais). O pleito ocorrerá nos dias 14 e 15 de outubro, quarta e quinta-feira. 


No primeiro turno, dias 23 e 24 de setembro, participaram 8.883 membros da comunidade universitária. A chapa 1, que tem como candidato a reitor o professor Paulo Roberto Ferreira Júnior, obteve 46,43% dos votos, enquanto que a chapa 2, cujo candidato é Fábio Cerqueira, recebeu 20,07%. Confira os números completos da votação ao final da matéria.


Como funcionará a votação

A votação acontecerá a partir das 00h00 do dia 14 e será encerrada às 19h do dia 15. Conforme regimento da Comissão da Consulta Informal, e considerando a necessidade de seguir os protocolos de biossegurança, o sistema de votação será híbrido, ou seja, haverá uma urna física e uma urna eletrônica, via sistema on-line e com o endereço eletrônico consultainformal2020.com.br.


Votação presencial

Todo/a aluno/a com matrícula em 2020 e todo/a servidor/a ativo/a da instituição receberá acesso à cabine de votação eletrônica por e-mail. Já a urna física estará disponível na sede da ASUFPEL (rua Quinze de Novembro, 262) e funcionará das 8h às 18h durante os dois dias de votação. 


A COE ressalta que o voto presencial destina-se aos estará disponível aos/as eleitores, que devem buscar evitar aglomerações e seguindo o protocolo de biossegurança. O/a eleitor/a deverá levar um documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Passaporte).


Votação eletrônica

A cédula de votação será enviada por e-mail. Preferencialmente para o e-mail institucional sob o domínio @ufpel.edu.br. Caso o/a eleitor/a não tenha um e-mail institucional, a mensagem será enviada para o e-mail “principal” (o e-mail que foi cadastrado no Cobalto pelo usuário/a).


Se a pessoa esqueceu a senha ou não se lembra qual o seu e-mail institucional, entre no Cobalto (https://cobalto.ufpel.edu.br/), clica em ” e-Mail@UFPel “, depois em ” e-Mail institucional ” e depois em ” Redefinir senha “. Após redefinir a sua senha, entre no e-mail institucional e procura pela mensagem enviada pelo endereço votação@ufpel.edu.br, a qual conterá o link, as credenciais e instruções de votação.


Em relação ao e-mail principal, acesse a conta de e-mail particular que foi cadastrada no sistema Cobalto. O e-mail principal é o mesmo que você tem recebido as mensagens institucionais do seu curso ou da universidade. Porém se você está confuso/a ou não recebe as mensagens do Cobalto, verifique qual é e-mail que está cadastrado no Cobalto fazendo o seguinte: acesse o sistema Cobalto (https://cobalto.ufpel.edu.br/), faça login, clique em Perfil, depois em Dados gerais. Nessa aba você pode verificar o seu e-mail principal e, caso for necessário, troque o e-mail cadastrado, até dia 21 de setembro. E caso, mesmo assim, você não encontre o seu e-mail principal no Cobalto, consulte como verificá-lo em: https://wikicobalto.ufpel.edu.br/doku.php. Lembre-se que a cédula de votação será enviada para este e-mail, caso ele esteja incorreto você não conseguirá votar.


Confira os números do primeiro turno: 

Chapa 1 – UFPel Diversa

Docentes: 656

Técnico-administrativos: 376

Estudantes: 3.097

Total: 46,43%

Chapa 2 – UFPel Mais

Docentes: 243

Técnico-administrativos: 200

Estudantes: 1.317

Total: 20,07%

Chapa 3 – Tô Contigo UFPel

Docentes:  154

Técnico-administrativos: 295

Estudantes: 755

Total: 17,94%

Chapa 4 – UFPel Raiz

Docentes: 131

Técnico-administrativos: 127

Estudantes: 1532

Total: 15,55%

Fonte: COE com edição de Assessoria ADUFPel

Deixe uma resposta