a culpa não é nossa, é deles (por enilton grill)

postado em: Colunistas, Cultura, Direitos Humanos | 0


se alguém sobreviver a essa tragédia, e quiser contar nossa história, penso que começará dizendo que a nossa breve passagem pelo mundo dividiu-se entre antes e depois do fatídico ano de 2013. até aquele ano, avançávamos a passos não muito largos, mas avançávamos (como civilização, digo); depois dele, infelizmente, aconteceu alguma coisa, que ainda não foi devidamente explicada — não sei se algum dia será — e retrocedemos à era bolsonaro.

mas afinal de quem é a culpa por essa tragédia?

uns dizem que é do pt, outros que que é do psol. dizer que a culpa é do pt e/ou do psol, é de um reducionismo tão grande, que me leva à seguinte conclusão: quem diz isso ou é burro ou está de má-fé.

óbvio que erramos e que os nossos erros contribuíram e muito para que o desastre acontecesse. mas daí a dizer que a culpa é nossa, vai uma distância bem grande.

os culpados não somos nós, os culpados são eles. o império, a grande mídia, o congresso, o judiciário e mais milhões de otários. foram eles que armaram o alçapão e deram o golpe na nossa frágil democracia.

resumindo, ninguém é culpado por errar. errar, todo mundo erra. a única culpa que nós temos, é a de não assumirmos publicamente os nossos erros. o que, aliás, é uma pena, pois é só o que nos falta para alzar de nuevo el vuelo.

Fonte: Enilton Grill é colunista do Site da RádioCom

Deixe uma resposta