Comitês da UFPel recomendam urgência na ampliação do distanciamento social em Pelotas e região

postado em: Sem categoria | 0

Pelotas teve 283% de aumento em casos de Covid-19 no último mês e o serviço hospitalar está à beira de um colapso

O Comitê UFPel Covid-19 e o Comitê Interno do Hospital Escola da UFPel recomendam a ampliação urgente das medidas de distanciamento social, considerando a iminência de um colapso do serviço hospitalar e as dificuldades de expansão destes serviços em curto e médio prazos. A advertência foi publicada em Nota Técnica, divulgada na última sexta-feira, 31 de julho. 

Dadas as limitações estruturais e carência de médicos, conforme as projeções de  óbitos e a demanda de leitos hospitalares, os Comitês indicam a necessidade de atingir um índice de 70% de isolamento, por três semanas, em Pelotas e região. 

O documento aponta que, com um distanciamento maior, o número de óbitos poderá diminuir consideravelmente, bem como o de ocupações das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Com 45% de isolamento, são previstos, até 31 de dezembro de 2020, 266 óbitos, 172 leitos de enfermaria e 76 de UTI. Ao atingir 70%, esses números caem para 198 óbitos, 80 leitos de enfermaria e 34 de UTI.

O município atingiu, nos últimos dias, um expressivo número de casos confirmados de Covid-19. Os infectados já ocupam quase a totalidade dos leitos de UTI. Dos 20 leitos do Hospital Escola, principal serviço de enfrentamento da epidemia, 95% encontravam-se ocupados no dia 30 de julho. 

Pelotas retorna à bandeira laranja e Prefeitura anuncia lockdown

Mesmo com o número alto de ocupações de leitos, após recurso apresentado pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Pelotas retornou e permanece em bandeira laranja. 

Em live realizada no final da tarde desta segunda-feira (3), a prefeita Paula Mascarenhas afirmou que não irá recorrer, mas manterá algumas restrições relativas à bandeira vermelha e, por isso, classificou que a cidade ficará em misto de bandeiras laranja e vermelha, a qual não existe no modelo de distanciamento desenvolvido pelo governo do estado do Rio Grande do Sul.

Mascarenhas também anunciou que irá adotar lockdown (medida restritiva mais dura) nos próximos dias. No entanto, o período de duração ainda não está definido. A medida poderá vigorar somente no final do próximo final de semana ou se alongar por mais dias. A decisão será anunciada conforme o avanço da pandemia e a ocupação de leitos. 

Casos aumentaram 283% em um mês em Pelotas

O número de casos de Covid-19 em Pelotas aumentou 283% em apenas um mês. Em 3 de julho, o município contabilizava 294 infectados, 4 óbitos e 16 internações. Esse número saltou, em 3 de agosto, para 1127 infectados, 22 óbitos e 55 internações.

Fonte: Assessoria ADUFPel

Imagem: Freepik

Deixe uma resposta