Parada Drive Thru LGBTS Contra Covid promovem a solidariedade

postado em: Sem categoria | 0

Por Fábio Cóssio-Outras Vozes

Neste domingo aconteceu uma Parada Drive Thru do projeto solidário LGBTs contra covid-19 no largo do Mercado das 10h às 17h. Cerca de mais 120 pessoas são beneficiadas pela iniciativa que é uma campanha conjunta entre ongs, instituições e coletivos que visa auxiliar a população LGBTI+ de Pelotas.

A expectativa é que após o evento de ontem esse número ultrapasse e mais pessoas LGBT+ sejam contempladas. E o dia foi simbólico também por conta de ser o Dia Internacional do Orgulho LGBT.

As organizações responsáveis pelo projeto são o Coletivo T. Juliana Martinelli, Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED) IFsul, Casa Cultural Las Vulvas,  Grupo Também, OSC GESTO, Coletivos Juntos LGBT- PSOL E LGBT SOCIALISTA-PSB, Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania LGBT de Pelotas e DCE-UFPEL Gestão TUA.

Um pouco mais sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

O Dia Internacional do Orgulho Gay é comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo segundo matéria do Jornal Voz da Serra de Nova Friburgo-RJ.

Também conhecido como o Dia Internacional do Orgulho LGBTI (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo), ou simplesmente Dia do Orgulho Gay, esta data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.

Serve também como um reforço do reconhecimento de gays, lésbicas, bissexuais e pessoas de outras identidades de gênero: que todos devem se orgulhar de sua sexualidade e não sentir vergonha da sua orientação sexual. 

A origem da data

O Dia do Orgulho LGBT foi criado e celebrado nesta data em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall.

Em 1969, a data marcou a revolta da comunidade LGBT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades. A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais em diversas cidades norte-americanas.

A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito. A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século 20.

*Fábio Cóssio é jornalista do Outras Vozes e colaborador da RádioCom.

Deixe uma resposta